Cidadeverde.com

Cáritas realiza plebiscito pelo limite da propriedade da Terra

Imprimir

O Comitê Estadual do Plebiscito Pelo Limite da Propriedade da Terra se reunirão em plenária neste sábado (12) para organizar o plebiscito e discutir os prejuízos da concentração de terras para a economia e o desenvolvimento do país. O evento acontecerá de 8h às 18h no auditório do Sindicato dos Urbanitários e contará com a participação de pessoas de todo o Estado.

Segundo a Irmã Cirlene Sasso, representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no comitê, a concentração de terra no país é vergonhosa. “A Reforma agrária não saiu do papel, enquanto isso as mazelas sofridas por nosso povo vai crescendo, aumentando a migração forçada, o trabalho escravo e o êxodo rural e provocando a morte de centenas de trabalhadores rurais”.

Para ela, é hora da população mostrar mais uma vez a sua força de mobilização e decisão sobre as questões do país. “Depois de termos a vitória da aprovação do Ficha Limpa, vamos mostrar mais uma vez nossa força para garantir o desenvolvimento do país através da distribuição do direito de produzir alimentos. Vamos empunhar essa nova bandeira em nossas mãos”, finalizou.
 
Uma em cada seis pessoas passa fome no planeta
Segundo as ultimas estimativas da Organização das Nações Unidas a para a Agricultura e Alimentação (FAO), pela primeira vez na história, a humanidade ultrapassou a barreira de um bilhão de pessoas que passam fome no mundo. Só no Brasil são mais de 14 milhões de pessoas que estão na faixa da miséria.

No Brasil um dos grandes responsáveis pela miséria e a fome é a concentração da propriedade da terra. O Censo Agropecuário de 2006, feito pelo IBGE, mostra que dos 5 milhões de estabelecimentos agropecuários no Brasil, 2 milhões tem menos de 10 hectares e ocupam 7,8 milhões de hectares (2,36% da área total). Menos de 1% dos estabelecimentos rurais com área acima de 1.000 hectares ocupam 146 milhões de hectares (44% das terras). Os estabelecimentos com mais de 2.500 hectares ocupam 98,5 milhões de hectares.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais