Cidadeverde.com

Em palestra, Serra ataca governo e diz que foi quem mais fez pelo NE

Imprimir

O presidenciável José Serra (PSDB) garantiu na noite desta quinta-feira (17) em Teresina, que foi o político que mais fez pelo Nordeste. Ele participou de palestra para jovens empresários no Estado, no Atlantic City.


Fotos: Thiago Amaral

“Não tem nenhum exagero no que vou dizer. Aliás, eu não falaria, pois época de campanha tudo é bem investigado. Eu provavelmente sou o que mais fez coisas para o Nordeste”, disse José Serra para uma plateia de mais de 300 pessoas na abertura do Encontro Líder Nordeste, organizado pela Associação dos Jovens Empresários do Piauí.


Serra cita ações dele que ajudaram o Nordeste. Entre os benefícios, segundo o tucano, está a criação do Fundo de Desenvolvimento Norte, Nordeste e Centro/Oeste, Proágua, Prodetur, percapita do SUS e o projeto Alvorada Saneamento.


A declaração mostra o tom da campanha, já que o tucano quer priorizar o Nordeste, um dos pontos fraco do PSDB. Com o Bolsa Família, o Lula tem uma penetração forte nas famílias nordestinas e o Serra quer atrair esse eleitorado.


Ataques a política econômica

Em seu discurso, Serra voltou a atacar a política econômica do governo Lula. Ele disse que o Brasil tem a maior taxa de juros do mundo. “Se for comparar a um campeonato, o juro é no padrão Pelé e Maratona, o Brasil ganha em disparado”, disse. Ele afirmou ainda que o Pais tem a maior carga tributária entre os países em desenvolvimento.




Serra destacou que se for bater uma fotografia a economia está bem, mas “a curto prazo", e que  esse cenário pode alterar. Ele disse ainda que o governo deveria respeitar a legislação e a fiscalização, "em vez de ficar xingando o Ministério Público e o Tribunal de Contas".

Fim do loteamento de cargos

Condenando os conchavos políticos, Serra disse que vai pôr fim o loteamento de cargos público. Disse que se for eleito Presidente, os cargos de chefia não serão nomeados por políticos. Garantiu que quando foi prefeito e governador de São Paulo não houve nomeação política.




“No Estado ninguém indicou cargos de direção. Nada, pela primeira vez. Já havia melhorado, agora chegou a 100% e ninguém indicou diretor”, disse Serra.


Segundo ele, parlamentar tem que ser tratado com isonomia, caso contrário “dar uma briga desgraçada”.


“Se um chega e fala: eu nomeie o outro fica enfurecido. Político se preocupa com o que ele tem e o que o vizinho tem. Ciúme de político é pior do que o de homem por mulher”.




O governador Wilson Martins (PSB) e o ex-governador Wellington Dias (PT) participaram da abertura, porém não assistiram a palestra do tucano. Dias, que falou antes de Serra, leu uma mensagem enviada pela ex-ministra Dilma Rousseff elogiando os participantes. A palestra do Serra durou mais de uma hora e em seguida ele viajou para São Paulo.


 
Veja cobertura completa de Serra no Piauí:

Candidato a presidência José Serra faz uma visita ao Lar de Maria
Em palestra, Serra ataca governo e diz que foi ele quem mais fez pelo NE
Wellintgon Dias justifica ausência de Dilma em evento no Piauí
Autoridades participam da abertura do terceiro Líder Nordeste
No Piauí, José Serra "adota" criança durante visita ao Lar de Maria
Confira a entrevista do candidato José Serra no Jornal Cidade Verde
Sílvio Mendes comenta pesquisa e diz não temer opositores
José Serra chega a Teresina e recebe carta de Sílvio Mendes


Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais