Cidadeverde.com

Teresina no ranking com maior índice de mortes no trânsito

Imprimir

Teresina está no ranking das capitais com maiores índices de mortes e letalidade no trânsito. Devido o título, o Ministério da Saúde convidou cinco capitais, entre elas Teresina, para definirem um plano de ação para reduzir os acidentes de trânsito.





Nesta sexta-feira, o prefeito de Teresina, Elmano Férrer, participou do evento de lançamento do projeto Vida no Trânsito, no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro. A iniciativa visa à realização de ações que previnam a ocorrência de lesões e mortes no trânsito até 2015. O projeto funcionará como piloto e beneficiará cinco cidades selecionadas pelo governo federal.


Teresina, juntamente com as cidades de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Belo Horizonte (Minas Gerais), Curitiba (Paraná) e Palmas (Tocantins) são as pioneiras neste projeto. A seleção das capitais teve como base a incidência de lesões e mortes no tráfego urbano, consumo de álcool antes de dirigir, falta de faixas de pedestres, existência de programas de prevenção de acidentes de trânsito, entre outros fatores.

“Teresina possui altos índices de acidentes no trânsito e estamos muito otimistas sobre os resultados positivos que o projeto trará para nossa cidade. Desde o início de nossa gestão temos tratado o trânsito como uma pauta urgente. Não podemos ficar omissos. Melhorar as condições de circulação de nossos munícipes é prioridade”, disse o prefeito Elmano Férrer.


A Fundação Bloomberg é a responsável pelo projeto Vida no Trânsito. Além do Brasil, esta iniciativa está sendo desenvolvida na Rússia, Turquia, China, Egito, Índia, Camboja, Quênia, México e Vietnã.


Segundo o superintendente da Strans, Ricardo Freitas, em Teresina serão desenvolvidas ações educativas e preventivas com foco no controle de velocidade e relação álcool/direção. “Teresina, única capital do Nordeste a integrar o projeto, aderiu ao Vida no Trânsito em abril, quando recebeu a visita do Comitê Nacional composto pelos ministérios da Saúde, da Justiça, das Cidades, Secretaria dos Direitos Humanos, dentre outras entidades”, lembra Ricardo Freitas.


Estiveram presentes no lançamento do projeto o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; os prefeitos das cinco cidades contempladas com o projeto, o superintendente da Strans, Ricardo Freitas; o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino e a gerente de Educação no Trânsito e coordenadora do projeto em Teresina, Audea Lima.



Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais