Cidadeverde.com

Selton Melo em destaque no Clube do Vídeo de hoje

Imprimir

Um misantropo antiquário que gosta de fazer joguinhos com seus desesperados clientes (justamente por eles estarem desesperados), a lhe venderem objetos de valor a preços baixíssimos, tendo de lidar com duas obsessões: o mau cheiro saído do ralo do banheiro de seu escritório e a bunda acentuada de uma garçonete. Este é o personagem da vida do ator Selton Mello, protagonista de uma das melhores comédias produzidas e lançadas no Brasil nos últimos anos.



O Cheiro do Ralo, de 2007, é a imperdível atração desta quinta-feira, dia 1 de julho, no Clube de Vídeo de Teresina, tendo início às 18h30, gratuitamente, na Sala de Vídeo da Casa da Cultura, em frente à Praça Saraiva.


Dirigido pelo pernambucano Heitor Dhalia, que já havia demonstrado talento em seu longa-metragem de estreia, Nina (uma releitura pós-moderna de Crime e Castigo, obra-prima de Dostoiévski), o roteiro escrito por ele em parceria com Marçal Aquino trata-se de uma adaptação do romance homônimo do cartunista paulistano Lourenço Mutarelli, publicado em 2002. O cinismo do protagonista aflora um retrato da alma humana com um humor negro afiadíssimo, tendo o ralo como metáfora de como se encontra a vida do protagonista, sem nome no livro e aqui chamado de Lourenço em homenagem ao autor. A bunda da garçonete seria, então, a salvadora da teia de confusão e vazio tecida pelo próprio Lourenço; ele quer comprá-la, não conquistá-la, tal como faz com as pessoas que lhe aparecem em busca de dinheiro, o que rende figuras inusitadíssimas.


Inicialmente orçado em 2,5 milhões de reais, mas finalizado por 315 mil, este segundo filme de Heitor Dhalia (recentemente ele lançou o drama com toques autobiográficos À Deriva) cresce espantosamente com a incrível atuação de Selton Mello, neste que talvez seja seu melhor trabalho no cinema até agora. Perfeita caracterização com os óculos e os cabelos grisalhos, aliada a uma performance equilibrada e contida (para quem está acostumado às caras e bocas do ator), Selton põe sua alma num personagem opaco, e é esse paradoxo o grande trunfo de O Cheiro do Ralo, enxuto e genial rumo a um desfecho trágico, mas muito significativo – e até mesmo surpreendente. No elenco, Paula Braun, Alice Braga, Milhem Cortaz, Sílvia Lourenço, Suzana Alves, Martha Meola, além do próprio Mutarelli impagável na pele do segurança. Uma grata revelação.


 

Serviço:
Evento: Clube de Vídeo de Teresina
Local: Casa da Cultura
Data: Quinta-feira, 1 de julho de 2010
Horário: 18h30

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais