Cidadeverde.com

Secretária contesta pessimismo e diz que Piauí fez “dever de casa”

Imprimir

A secretária estadual de Educação, Maria Xavier, afirmou em entrevista concedida a Amadeu Campos, na edição de hoje (05) do Jornal do Piauí, que sua pasta tem feito o “dever de casa”. Ela acredita que o índice estadual apresentado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), representa sim evolução.





Com relação ao ensino médio, o Piauí está na lanterna do ranking junto com Roraima,Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro. O estado não conseguiu alcançar a meta de 3,1 pontos, numa escala que vai de 0 a 10, estipulada pelo MEC.


“O ensino médio teve esse resultado devido às políticas nacionais que ainda são muito recentes. É um crescimento natural. Nos próximos anos iremos observar resultados mais expressivos”, informa a secretária Maria Xavier.


Ainda segundo a gestora, apenas no ano de 2007, com o lançamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), é que o Governo Federal passou a investir com mais afinco no ensino médio.





“Estamos concluindo agora a distribuição dos livros para os nossos alunos. Com essa ação, estamos, também, investindo na capacitação dos professores e na promoção de infraestruturas apropriadas para a prática de ensino”, explica a secretária da Seduc.


Maria Xavier diz, também, que a comparação entre Estados não é mais eficaz para se mensurar o desenvolvimento de uma federação com relação a uma variável. “Avanço foi conseguir levar escolas de ensino médio para todos os 224 municípios piauienses. Acho que as comparações devem se com base nos índices anteriores de cada Estado”, analisa.


Veja mais:
MEC divulga notas na avaliação da Educação no País; Veja resultados


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais