Cidadeverde.com

Projeto incentiva e incrementa produção de hortaliças em Teresina

Imprimir

A Prefeitura de Teresina, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, promove a construção de seis centros de beneficiamentos de hortaliças em diversas regiões da capital. As estruturas potencializarão a produção e venda de insumos agrícolas, além de gerar e estabilizar a renda dos pequenos produtores.





O projeto nasceu a partir da demanda popular que ainda compra hortaliças e verduras direto do produtor. “As obras estão na vila Carlos Feitosa, zona norte; na beira do Rio Parnaíba, na zona do dique; no Vila Nova, região da Pedra Mole; Soinho; Geovane Prado e Vila Irmã Dulce”, informa o gerente de produção agrária Judivam Paz.


A iniciativa vai beneficiar 469 famílias e o investimento é da ordem dos R$ 300 mil. Os espaços serão usados para a higienização e padronização dos produtos a serem comercializados. Uma logomarca foi criada para garantir a identificação do produto e produtores.


“Queremos forçar e motivar os produtores a produzirem cada vez mais e, com isso, lucrar mais. Também foi adquirido um transporte utilitário e criado escalas de usos para facilitar a ida do produto ao consumidor”, garante a superintendência de desenvolvimento rural de Teresina, Claceana Landim.





A princípio foi ministrado curso de capacitação para 60 produtores, que agem como multiplicadores retransmitindo o conhecimento em suas comunidades. As hortas beneficiadas trabalham, geralmente, com a cultura de alface, cebolinha, coentro, quiabo, couve-folha e pimenta.


“Com isso, os produtores poderão agregar valor, melhorar renda, oferecer produtos de qualidade e vender a melhores preços”, deseja Judivam Paz.


Maria de Jesus, mais conhecida por Capitú, está animada com o projeto. “Não vejo a hora de poder entrar nas casas de beneficiamentos. Sei que vai ser melhor pra todo mundo”, diz a produtora de alface.


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais