Cidadeverde.com

Candidato Silvio Mendes: "Governo gasta mal e está endividado"

O ex-prefeito de Teresina e candidato a governador pelo PSDB, Silvio Mendes, foi o quarto entrevistado no quadro Fala Candidato do Jornal do Piauí. O tucano fez críticas às contas da administração de Wellington Dias (PT) e de Wilson Martins (PSB) e se comprometeu em fazer com que a Educação do Estado alcance os mesmos índices da capital, caso seja eleito.


Mendes afirmou que não se arrepende de ter deixado a prefeitura de Teresina para se candidatar, apesar do agouro de seus críticos quando tomou a decisão. “Acho que tomei a decisão correta, embora não soubesse direito o que iria acontecer. Disseram que entregamos a prefeitura para um adversário – entregamos e faço votos que ele seja bem sucedido –, disseram que não teríamos capilaridade no interior do Estado e as pesquisas mostraram o contrário”, pontua.


O peessedebista disse que quer levar ao governo do Estado uma nova forma de cuidar do dinheiro público, já que, para ele, a atual administração do Piauí apresenta problemas nesta gestão. “Não se pode gastar mais do que arrecada, deixar fornecedores atrasados. O Estado está desequilibrado, com problemas de recursos e gestão. Gasta-se muito mal”, afirmou. Mendes mostrou ainda números que indicam um investimento em infra-estrutura de menos de 4% do total da receita piauiense e que para mudar isso é preciso cumprir a Lei de responsabilidade fiscal e diminuir a burocracia para que sobre dinheiro.


Educação
“Qual o governo que não deve colocar Educação como prioridade?”, esta foi a pergunta que o próprio Silvio Mendes fez e respondeu. “Temos (Teresina) a melhor Educação do Nordeste, porque colocamos em primeiro lugar. Já o Ensino Médio do Piauí é o pior do Brasil. Garanto que se for governador mudo isso”. O tucano ainda condenou administração da UESPI e disse que pretende mudar este quadro.



Agricultura
Para incentivar a agricultura no Estado, Silvio Mendes propõe uma maior estruturação da Emater, a fim de que os técnicos consigam ter acesso aos pequenos produtores e ajudem a aumentar sua produção. Sobre os grandes produtores, o candidato mostrou preocupação com o novo código florestal que proíbe o desmatamento, e diz que é preciso melhorar a tecnologia para conciliar a produção e meio ambiente.



Infra-estrutura
Silvio Mendes afirmou que o Piauí precisa de mais investimento em infra-estrutura, sobretudo em energia. “Teresina, o cerrado e a região cocais não têm energia de qualidade energia. Nenhuma grande empresa conseguirá se implantar aqui porque não tem energia”, declarou. Ele afirmou ainda que o investimento necessário deve vir da Eletrobrás e que é a favor do gasoduto que viria do Ceará, passaria pelo Piauí e chegaria ao Maranhão.  “O gasoduto aumenta a matriz energética, evita o uso de energia elétrica para outros fins. O projeto já está pronto, só falta fazer”.


Adversários
O candidato tucano, como sempre, evitou falar de seus adversários mas afirmou ser o único candidato de oposição, ao contrário do que declara o também candidato ao governo do Estado, senador João Vicente Claudino. “O João Vicente veio da antiga base governista, não é um dissidente”.



Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais