Cidadeverde.com

Corinthians e Santos buscam manter soberania em ano de Copa

Imprimir
Após a parada por causa da Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro retorna em sua oitava rodada nesta quarta-feira. A Espanha, campeã na África do Sul, volta ao seu lugar de origem para curtir o troféu do tão sonhado título, enquanto o povo do Brasil retoma as atenções ao torneio nacional. E, em anos de Mundiais, o retrospecto dos clubes do eixo Rio-São Paulo é excelente nas principais competições do País.

Desde 1974, data da primeira Copa do Mundo disputada em paralelo ao Campeonato Brasileiro (que passou a ser jogado em 1971), os times de Rio de Janeiro e São Paulo conquistaram todas as edições da competição. Também possuem supremacia nas demais competições nacionais realizadas em anos de Mundial, contabilizando 15 títulos em 17 torneios, contando com a extinta Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Como o Corinthians é o atual líder do principal torneio do Brasil e, entre os quatro primeiros, ainda estão o carioca Fluminense e o paulista Santos, o Terra listou todos os vencedores de troféus em anos de Copas e apontou os respectivos campeões do mundo. Além disso, a mesma equipe santista ainda está na decisão da Copa do Brasil, contra o Vitória, e luta para manter a escrita.

Confira abaixo todos os campeões do País em anos de Mundiais, em ordem cronológica:

1962: Santos - o time alvinegro paulista, comandado por Pelé, Pepe, Coutinho, Dorval, entre outros craques, massacrou o Botafogo na decisão da Taça Brasil por 5 a 0. No mesmo ano, o Brasil conquistava o bicampeonato, no Chile.

1966: Cruzeiro - os mineiros enfiaram 6 a 2 no Santos de Pelé, que foi expulso, na primeira partida da decisão, venceram a segunda por 3 a 2 e, com o resultado, evitaram o hexa do adversário na Taça Brasil. Os cruzeirenses são a primeira exceção à regra da soberania do eixo Rio-São Paulo em anos de Copa. Naquele ano, a Inglaterra derrotou a Alemanha Ocidental e foi campeã pela primeira vez.

1970: Fluminense - o time tricolor venceu o Palmeiras na partida final e conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o "Robertão". Assim como a Taça Brasil, a competição não é reconhecida pela CBF. No Mundial, o Brasil foi tri, no México.

1974: Vasco da Gama - o primeiro Campeonato Brasileiro em ano de Copa foi também o primeiro que teve um time carioca como campeão. Nesse ano, o Brasil ficou apenas em quarto no Mundial da Alemanha, que teve a equipe da casa como campeã após bater a Holanda na decisão. Roberto Dinamite, atual presidente do clube, era o astro daquele time.

1978: Guarani - Zé Carlos, Zenon e Careca comandaram o primeiro título de um clube do interior do Brasil no Campeonato Brasileiro. Na Copa, a Argentina era a anfitriã e bateu a Holanda na final, por 3 a 1 na prorrogação.

1982: Flamengo - Zico conquistou o segundo título nacional da equipe rubro-negra em cima do Grêmio em pleno Estádio Olímpico. Na Copa da Espanha, a Itália surpreendeu e eliminou Argentina, Brasil e Alemanha Ocidental para ser novamente campeã após 44 anos.

1986: São Paulo - após vencer o Guarani na decisão, o futuro hexacampeão São Paulo trazia mais uma vez o caneco para o Estado paulista. O Mundial teve a Argentina, de Diego Maradona, como campeã, após bater a Alemanha Ocidental na final.

1990: Corinthians e Flamengo - o clube paulistano jamais havia conquistado um torneio nacional. Liderado pelo meio-campista Neto, a equipe corintiana decidiu o título do Brasileiro com o rival São Paulo e levou. Na Copa do Brasil, o troféu ficou com o rival carioca Flamengo, enquanto, no Mundial da Itália, a Alemanha se vingou da Argentina e foi tricampeã.

1994: Palmeiras e Grêmio - o time alviverde era recheado de craques, como Roberto Carlos, César Sampaio, Edmundo, Evair e Rivaldo. Não é à toa que conquistou o Campeonato Brasileiro ao vencer o arquirrival Corinthians na decisão. No Mundial dos Estados Unidos, o Brasil quebrou um jejum de 24 anos e venceu a Itália nos pênaltis na decisão. Na Copa do Brasil, o campeão Grêmio é a segunda e última exceção da lista.

1998: Corinthians e Palmeiras - o time alvinegro venceu seu segundo Brasileiro em pleno Morumbi, após bater o rival mineiro Cruzeiro na partida decisiva. O arquirrival Palmeiras também fez bonito e levou o caneco da Copa nacional, enquanto na Mundial o Brasil levou 3 a 0 da França e amargou o vice.

2002: Santos e Corinthians - os santistas ganharam o Campeonato Brasileiro com uma equipe jovem, após vencerem o Corinthians - campeão da Copa do Brasil - na partida final. Na Copa do Mundo da Coreia do Sul e do Japão, o Brasil de Felipão foi pentacampeão mundial.

2006: São Paulo e Flamengo - o clube tricolor conquistou seu quarto título do Brasileiro e o primeiro da série do tri de 2006, 2007 e 2008 nesse ano, que teve o time rubro-negro carioca do Flamengo como campeão da Copa do Brasil. No Mundial, a Itália foi tetra após vencer a França, de Zidane, nos pênaltis.

2010: Corinthians líder do Brasileiro e Santos na final da Copa do Brasil - a Espanha foi campeã na Copa da África do Sul. O Campeonato Brasileiro retorna após a histórica conquista espanhola, e conta com os corintianos como líderes. O Santos, por sua vez, honra a tradição do eixo Rio-São Paulo e decidirá a decisão da Copa do Brasil contra o Vitória, a partir da próxima semana. Resta saber se a história se repetirá em 2010.


Fonte: Agência Lance
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais