Cidadeverde.com

Heráclito sugere criação de Portal da Transparência para emendas

Imprimir

“Vamos criar um portal da transparência das emendas parlamentares. Através dele a população poderá acompanhar o destino dos recursos provenientes destas emendas, bem como a empresa responsável pela construção das obras”. A sugestão é do senador Heráclito Fortes (DEM), candidato à reeleição ao Senado, respondendo às críticas de opositores à sua atuação e do Mão Santa no Senado.




Heráclito Fortes relata que, mesmo fazendo oposição aos Governos Federal e Estadual, continua sendo um dos campeões de liberação de recursos orçamentários para o Estado do Piauí. Segundo Heráclito, nos últimos oito anos, mais de R$ 200 milhões foram destinados por ele, seja por emendas ao Orçamento ou liberação de créditos adicionais, aos municípios piauienses.



“Desse total, mais de 50% já foram efetivamente liberados, apesar da pressão contrária do Governo Estadual, que trabalhou intensa e mesquinhamente contra a liberação desses recursos, apenas porque se tratava de um Senador da oposição”, disse Heráclito.  Ele destaca que dentre os projetos que têm o seu apoio, pode-se destacar a aquisição de mamógrafos para diversos municípios, a construção de ginásios e quadras poliesportivas, a construção de sistemas de esgotamento sanitário e o calçamento de ruas. “Estou no Senado eleito pelo povo, e sempre primei pela coerência, pelo trabalho sério e por fazer uma oposição responsável. Senador não é pra dizer amém, como muitos candidatos defendem por aí. Senador é para trabalhar pelo seu Estado", diz.


- O argumento de certos candidatos de que o Piauí precisa de senadores governistas para se beneficiar da liberação de recursos orçamentários, é mentiroso e não passa de um deboche para com a memória da população piauiense. Quem diz isso deveria ir até a Vila Irmã Dulce ver o que foi feito lá - , diz o senador, citando a obra de pavimentação asfáltica e poliédrica, construídas com recursos de emenda de sua autoria.  O senador também citou o metrô de Teresina, cujas obras foram reiniciadas com o dinheiro de uma emenda da bancada, indicada por ele e pelos deputados Átila Lira e Nazareno Fonteles. “Outros exemplos da minha preocupação com as grandes obras são as eclusas de Boa Esperança em Guadalupe e a ferrovia Altos-Luís Correia que eu já brigava desde 2005 na Comissão de Infra-Estrutura do Senado Federal para que elas constassem do Orçamento da União. Depois disso, é que o Governo se interessou e começou a também brigar pelos recursos”, disse Heráclito emendando: “E olha que essas duas obras é fundamental para que o Porto de Luís Correia possa funcionar como um escoadouro da produção agrícola do nosso Estado”.


Heráclito também lembrou de emenda sua no valor de 20 milhões, destinada à urbanização da Vila da Paz, em Teresina. “O dinheiro estava autorizado e, de repente, apareceu um veto do Palácio do Planalto, desse Ministro (Alexandre Padilha) escalado pelo Governo para fazer jogo sujo. Ele até já andou por Teresina, com despesas pagas pela União, para fazer política partidária”, disse. Outro exemplo citado pelo senador é o caso de 15 aeródromos regionais, que seriam construídos e/ou reformados/ampliados com recursos de emenda sua. “De uma hora para outra o então Governador na época passou a trabalhar contra a liberação dos recursos. Isso é uma vergonha!", finaliza Heráclito.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais