Cidadeverde.com

Número de focos de incêndio cresce 350% em uma semana na capital

Imprimir

O Corpo de Bombeiros registrou um aumento de mais de 350% no número de ocorrências de incêndio na última semana em comparação com todos os registros do primeiro semestre. Enquanto de janeiro ao início de julho foram 12 chamados, nesta semana a corporação atendeu a 42 chamados. Em todo ano passado foram 263 ocorrências.


Matéria relacionada
Bombeiros apagam 7 incêndios só na tarde deste domingo em Teresina

Segundo o coronel Chagas Martins, do comando de operações dos Bombeiros, é um número alarmante e preocupante por conta dos riscos que causam ao meio ambiente e também risco de morte para quem mora perto dessas áreas atingidas.


Carlos Lustosa Filho/Cidadeverde.com



De acordo com o levantamento, dos 42 incêndios, 17 foram em terrenos baldios e 25 em áreas de matagal. O coronel explica que a temporada de incêndio começou e deve se propagar até dezembro. "A maioria dos focos começam devido a baixa umidade do ar e o tempo quente. Podemos atribuir ao descuido das pessoas ao queimarem lixo", afirma.


Um dos problemas enfrentados pela corporação é o contingente de homens para atender a ocorrências simultâneas. Em todo o Estado são 300 homens, sendo 240 na capital e 60 no interior.





Em Teresina, o contingente é formado por três grupos por plantão, com 150 homens em revezamento de 24 horas por 48 horas. O restante trabalha nas áreas burocráticas. "Às vezes todas as equipes saem ao mesmo tempo devido ao grande número de chamados", revela.


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais