Cidadeverde.com

Apicultura piauiense é referência para produtores nacionais

Imprimir

Piauí e Ceará firmam parceria para o fortalecimento da cadeia produtiva da apicultura. A iniciativa prevê uma expansão e uma maior organização dos pequenos apicultores da região de Iguatu, no Ceará. O município fica a 300 quilômetros de Picos, no sul do Piauí, que é referência no Brasil na produção de mel e derivados.


A parceira foi formalizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, no Piauí e no Ceará. As primeiras ações de cooperação técnica entre os dois Estados acontecem hoje (23).


São três palestras para os produtores de mel de Iguatu, que tratam de questões como a apicultura desenvolvida no Piauí, o projeto da Central de Cooperativas Apícolas do Semi-Árido Brasileiro, Casa Apis; e a importância da entidade para a inserção dos pequenos produtores no mercado.


A idéia é sensibilizar os apicultores para a importância do cooperativismo e incentivar a adesão desses produtores à Casa Apis, já que o Ceará já possui duas cooperativas, das cidades Barbalha e Novo Horizonte, afiliadas à entidade.


“Acima de tudo, os apicultores precisam aumentar o ganho com a atividade e melhorar a qualidade de vida. A eliminação dos atravessadores e a conquista de novos mercados fortalecem a atividade”, explica o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais