Cidadeverde.com

Carbono no Semiárido será tema de palestra em encontro sobre solo

Entre os dias 8 e 13 de agosto Teresina será sede da XVIII Reunião Brasileira de Manejo e Conservação do Solo e da Água e trará à capital piauiense especialistas que discutirão temas variados na área de solo e água. A programação conta com quatro grandes conferências, 11 palestras, 14 sessões técnicas e vários ciclos de debates.


Um dos destaques do evento é a palestra da Dra. Vanderlise Giongo, da Embrapa Semiárido, no dia 11 de agosto, a partir das 14h. Ela fará palestra com o tema Balanço de Carbono e Nitrogênio em Áreas do Semi-Árido Brasileiro.


Segundo a pesquisadora é importante conhecer os solos do Semiárido brasileiro para verificar a potencialidade que os mesmos possuem de estocar carbono e compreender dinâmica deste elemento no ecossistema,  para tal é importante conhecer os fatores de formação. A geologia do Semiárido se modela em base a dois tipos de estruturas. A primeira constitui o embasamento cristalino, de ocorrência em 70% da região semiárida, e a segunda, é conformada pelas bacias sedimentares.


“Pesquisas direcionadas à determinação do estoque de carbono no solo ainda são pontuais no Semiárido  brasileiro. Devido a grande variabilidade de solos e a distribuição em mosaicos não é possível, com os trabalhos realizados, estimar o estoque de carbono no sistema solo, até 1m de profundidade”, diz Giongo.


A doutora em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul explica que práticas inadequadas de produção agropecuária, associada a presença de solos com limitação de uso ou de baixo potencial produtivo, tem contribuído ao longo do tempo com o processo de degradação de muitos espaços vulneráveis, tornando inviável a recuperação dos mesmos e consequentemente diminuindo o estoque de carbono no sistema solo.


Vanderlise Giongo é pesquisadora do Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Semi-Árido. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e conservação do solo, sistemas de preparo de solo e sistemas de culturas.


As inscrições para a XVIII Reunião Brasileira podem ser feitas pela página eletrônica da Embrapa MN: www.cpamn.embrapa.br.


Redação
r[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais