Cidadeverde.com

II Procissão das Sanfonas homenageia Luiz Gonzaga

Imprimir

O resfolego da sanfona será a trilha sonora do centro da cidade nesta sexta-feira a partir das 16h. Este é o horário de saída da II Procissão das Sanfonas, realizada pela Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Em meio às comemorações do aniversário da cidade, uma trupe de sanfoneiros deixará da Praça Saraiva em direção à Praça Rio Branco.


E põe sanfoneiros nisso. Um caminhão com trinta dos bons, resfolegando clássicos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, em homenagem à nossa Chapada do Corisco, contando ainda com a participação de Lari Salles como a Rainha do Rádio. É isso o que os teresinenses, gonzagueanos ou não (ainda), podem esperar da procissão musical que vai subir pelo calçadão da Simplício Mendes até chegar à Praça Rio Branco, onde será realizado o Concerto Sanfônico para os 158 anos de Teresina.


Ao contrário do ano passado, o percurso da procissão em 2010 se concentrará no centro de Teresina, bem no horário comercial, com o intuito nobre de contemplar um número maior de pessoas, de acordo com Vagner Ribeiro, coordenador de Cultura Popular da Monsenhor Chaves. “No centro comercial da cidade, podemos encontrar representantes de todos os cantos de Teresina, motivo pelo qual a Procissão das Sanfonas este ano acontece no Calçadão da Simplício Mendes”, frisa.


Ainda segundo Vagner, a II Procissão das Sanfonas 2010 – Ano Mestre Beija (grande representante da música tocada em sanfona e divulgador da cultura nordestina no Piauí) promete ser uma grande celebração do baião numa festa inteiramente voltada para a nossa capital. “Estamos preparando um caminhão de romeiros especialmente ornamentado para homenagear os 158 anos de Teresina e lembrar os 21 anos de saudade do Gonzagão”, antecipa Vagner.


Se depender da empolgação dos sanfoneiros e sua veneração pelo instrumento musical que lhes é característico, a procissão tem tudo para contagiar o fim de tarde daqueles que se encontrarem no centro da cidade. Os menestréis da sanfona certamente tornarão atípica a sexta-feira no comércio, geralmente marcada pela labuta diária sob o sol do Equador e dos jingles anunciando os produtos em trânsito no atacado e no varejo. Nada melhor do que quebrar a rotina ao som de uma boa música.


Também chamado de acordeão ou até mesmo gaita, a sanfona é um instrumento musical aerófono, no qual o som é produzido pela vibração do ar sem a necessidade de cordas ou membranas. Sua composição inclui um fole, um diapasão (instrumento metálico em forma de forquilha) e duas caixas de madeira. Sua origem remonta a tempos antigos, bem antes do rei Luiz Gonzaga e do próprio baião.



Serviço:
Evento: II Procissão das Sanfonas 2010 – Ano Mestre Beija
Local: Calçadão da Simplício Mendes
Data: 6 de agosto de 2010
Horário: 16h

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais