Cidadeverde.com

Wilson chama Sílvio de desinformado; Ex-prefeito reage e crítica governo

Imprimir

Fotos: Carlos Lustosa Filho e Raulino Neto/Cidadeverde.com

Os candidatos Sílvio Mendes (PSDB) e Wilson Martins (PSB) exibem tom de críticas já no primeiro bloco do Debate de Cidadeverde.com. Respondendo a perguntas dos internautas sobre os territórios de Guaribas, Teresina, Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueiras e Planície Litorânea, os candidatos foram incisivos nas críticas.


Sílvio Mendes ressaltou que o pequeno agricultor sobrevive à falta de investimentos do governo estadual, principalmente nas regiões de Picos (produção de mel e caju) e nos cerrados, com a produção de soja. Ainda segundo ele, a Uespi está numa situação grave, com mais de 20 mil alunos estudando em instituição que está tendo que fechar 21 cursos sob ordem do Conselho Estadual de Educação.


"A região de Picos tem a vocação de produção de mel e caju. São mais de 70 mil habitantes e eles fizeram uma pequena reforma agrária. É preciso incentivo financeiro, técnico e orientação para esse produtores para que eles aumentem a produção, com escala para exportar", declarou.


Wilson Martins respondeu dizendo que lamenta a "desinformação" do tucano porque o governo incentivou a criação de associações e cooperativas na região, com ações da Emater e SDR.


A expansão desordenada da Uespi é ponto em comum aos dois. Porém, na opinião de Sílvio, Wellington Dias (PT) e Wilson Martins poderiam ter organizado a Uespi.


No momento da pergunta do internauta Pablo José de Araújo sobre incentivos à agricultura familiar dos Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueiras, Sílivo falou sobre a Bunge e Wilson ironizou dizendo que Sílvio estaria se referindo a outra região.


"Lamento porque a pergunta foi feita sobre outro território. A Bunge não fica nesse território, fica no alto Parnaíba, que é território de vocação de agronegócio das oleaginosas, da mamona, pecuária, ovinocaprinocultura. O distrito é a cidade de Floriano", ironizou o candidato a reeleição.


"São áreas próximas. O que eu desconheço é enganar as famílias que acreditaram no biodiesel, com a promessa de enriquecer com a mamona", retrucou Sílvio.


A última pergunta do primeiro bloco foi sobre turismo na região norte do Estado, questão enviada pelo internauta Marcone Marques. Wilson falou sobre a geração de energia no Parque Eólico da Pedra do Sal e a criação da ZPE. Sílvio novamente foi crítico.


"Não tendo muito o que dizer sobre turismo, da falta de energia e produção de acerola nos tabuleiros litorâneos, que está situada no Ceará. Está se perguntando sobre turismo. Os investimentos feitos são do governo federal e da prefeitura de Luis Correia. O turista vai uma vez e não volta pela falta de infraestrutura e falta de educação dos barraqueiros. Se você for perguntar aos barraqueiros como eles foram tratados nesse governo. Temos o mais belo litoral do Brasil e não temos infraestrutura", relatou.



Em suas considerações finais, os dois candidatos lamentaram a ausência do candidato do PTB, João Vicente Claudino, no debate.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais