Cidadeverde.com

Vigilância Sanitária apreende 300kg de cebola estragada após denúncia

Imprimir
A Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina - Gevisa - apreendeu nesta quinta-feira (12) 300 quilos de cebola estragada. O comerciante selecionava o produto para a venda quando foi flagrado pela equipe de fiscalização, que recebeu denúncia pelo telefone (86) 3215 9101. Outra parte da carga estava em uma lona preta na calçada, e os funcionários descansando o produto para retirar a parte mofada. 


"Isso é um absurdo, mas o comerciante foi flagrado em pleno delito, apreendemos a sua mercadoria e deixamos uma notificação esperando que ele se enquadre nas normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no que se refere a alimentos", disse o gerente da Gevisa, Feliciano Paiva.

A fiscal sanitária Jeanyne Seba, que comandou a equipe, alerta o consumidor para o consumo de cebolas. 
"O produto deve estar em perfeito estado, firme, sem machucados ou brotos verdes e a casca é para estar firme, brilhante, sem mofo ou cheiro desagradável", explicou. "Não devemos guardar as cebolas na geladeira ou em ambientes úmidos ou fechados. Estocadas na cozinha, duram apenas de sete a dez dias, pois a temperatura deste ambiente acelera a deterioração", acrescentou.

Dicas para o consumo de hortaliças

- Escolha sempre as hortaliças que pareçam mais rústicas e pequenas. No caso da hortaliça orgânica, lembre-se de que as suas dimensões também são grandes.

- Não se deixe enganar pelo tamanho. Uma cenoura grande, por exemplo, geralmente está inchada de adubo e água, significando, na realidade, “água a preço de cenoura”. As cenouras pequenas são menos aguadas e mais saborosas.

- Folhas como alface, couve, salsa, coentros também merecem atenção. Manchas amareladas e furos podem demonstrar que podem indicar presença de insetos, larvas ou o produto está muito maduro. As folhas devem estar bem verdes e viçosas.

- No caso dos tomates (fruta), a presença do talo preserva o alimento por mais tempo e evita contaminações.

- No caso da abóbora observe se não há manchas escuras na casca, que foge ao padrão.
Não compre batatas que estiverem brotando, nem com manchas verdes ou murchas, pois já passaram do ponto.

- Prefira o pepino mais verde. Quando está um pouco mole é que já amadureceu demais.

- Procure adquirir a verdura ou fruta inteira, pois assim se conservam  os seus nutrientes (vitaminas).

- O brilho característico das hortaliças é sempre o referencial de que estão novos.
 
De acordo com Jeanyne Seba, quando for ingerir as hortaliças, o consumidor deve lavá-las de maneira correta, ou seja, em água corrente e depois deixá-las imersas em uma solução de água com água sanitária. A medida correta é uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água. O alimento deve ficar imerso na mistura por 15 minutos. Depois é só lavá-lo novamente em água corrente.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais