Cidadeverde.com

Secretário explica veto de Lula e diz que Orçamento/2011 crescerá 12%

Imprimir

O secretário de Planejamento do governo, Sérgio Miranda, confirmou hoje que o Orçamento de 2011 deverá ser 12% maior do que o do ano passado. No total, o orçamento deve ficar em torno de R$ 5,5 bilhões. Além disso, com a mudança na lei que regulamenta a distribuição da verba entre os poderes, o governo vai negociar para definir quanto caberá a cada um.


"Essa lei estava criando um engessamento dessa distribuição. Vamos voltar a discutir e a proposta vai contemplar todos os poderes. Acredito que a solução será razoável", afirma.





O ano de 2009 terminou com 14% do orçamento destinado a investimentos no Estado. Esse percentual, um dos maiores do Brasil, segundo o secretário, deve ser mantido para o próximo ano.


Sobre os vetos do presidente Lula a 7 obras propostas em emendas parlamentares para o Piauí, Sérgio explica que esses projetos já faziam parte do Programa de Aceleração do Crescimento e estão programadas para 2011.


"A justificativa é que as ações já estavam previstas no PAC. Está-se fazendo muito carnaval por muito pouca coisa. Todas as obras vetadas já estavam na proposta inicial do Poder Executivo. Isso é para evitar duplicidade de investimentos", afirma.





Gás natural


A descoberta da existência de gás natural na Bacia do Parnaíba do lado maranhense traz a certeza da existência do produto no lado piauiense também. Para o secretário, isso indica ainda a existência de petróleo.


"O que não se pode apostar é na quantidade e na qualidade do petróleo. O melhor é deixar que as pesquisas continuem. As empresas vêm para extrair e explorar esse gás. Teremos gasoduto e várias outras empresas sendo instaladas aqui. Depois tem os royaltes. É mais riqueza circulando na região", avalia.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais