Cidadeverde.com

Começa nesta sexta o maior encontro de violeiros do mundo

Imprimir

O XXXVII Festival de Violeiros do Norte e Nordeste começa hoje (20). Segundo o coordenador do evento, professor Pedro Mendes Ribeiro, mais de 100 cantadores já estão inscritos e chegam à casa do violeiro para participar do evento.





Ocorre até domingo no Teatro de Arena. Estão confirmadas as participações de violeiros do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.


O coordenador do evento explica que este é o principal encontro de violeiros do mundo porque dá oportunidade de se apresentarem cantadores PHds e calouros.





"Só o Piauí dá essa oportunidade. Por conta disso sempre temos a presença de pesquisadores extrangeiros porque o Piauí foi quem resgatou a literatura de cordel", afirmou.


De tanto sucesso, o festival já chegou a acolher mais de 300 participantes. O professor Pedro Mendes explica ainda que eles tiveram que compactar o evento.





Este ano participam uma dupla de adolescentes, um de 14 e outro de 17 anos, e uma menina, Marcelane.


Para a dupla Antonio Jocílio e Zé Carlos do Pajeú é sempre uma satisfação voltar à Teresina. "Cada vez que a gente vem aumenta a satisfação pela alegria de ter esse espaço", diz Antonio Jocílio.





Mas o festival não reúne somente cantadores. O Mestre Zé, um dos maiores escritores de cordel do Brasil, com 35 anos de trabalho, trouxe sua obra para ser vendida na feira. "É um momento importante porque aparecem muitos compradores para a literatura porque só compra cultura quem tem cultura. Tem cordel de todo tipo", afirma.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais