Cidadeverde.com

Unidade Móvel de apoio à ovino caprinocultura vai a região de Picos

Sanidade do rebanho. Essa é uma preocupação constante para os produtores de animais do Piauí. Sabendo da importância e da necessidade de cuidar da qualidade e saúde dos animais, principalmente no segmento da ovinocaprinocultura, é que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, desenvolve o trabalho de acompanhamento direto em diversos municípios do Estado.





A Unidade Móvel de Apoio de Ovinocaprinocultura do Sebrae no Piauí visitará a região de Picos, no período de 24 deste mês a 04 de setembro, quando serão feitos exames no rebanho.


De acordo com o gestor do Projeto Aprisco Araripe, Manoel Inácio Gomes Neto, a ação tem foco no acompanhamento da saúde do rebanho da região. "O objetivo desse serviço é cuidar da sanidade dos animais através da realização de exames parasitológicos, como também prestar orientações aos produtores sobre como manter a saúde do rebanho", pontua.


Serão beneficiados com o serviço produtores de seis municípios, que receberão a unidade em dias diferentes. As cidades que serão atendidas são Jaicós (24/08), Itainópolis (25/08), São João da Canabrava (26/08), Pio IX (27/08), Fronteiras (28/08) e Simões (03 e 04/09).


"Durante a visita, serão feitos exames parasitológicos nos rebanhos. Se o veterinário constatar a presença de algum parasita através do exame OPG (ovos por grama de fezes) é receitado o medicamento. Esses remédios são doados aos produtores pelas associações às quais estão ligados", acrescenta o gestor.


A visita da Unidade Móvel a região terá o acompanhamento do veterinário e consultor do Sebrae no Piauí, Agenor de Sousa Martins. Havendo demanda, o veterinário pode visitar algumas propriedades rurais para um acompanhamento do rebanho.


O Projeto Aprisco Araripe executado pelo Sebrae, em Picos, atende quatorze municípios dessa microrregião, e beneficia aproximadamente quatrocentos criadores de caprinos e ovinos.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais