Cidadeverde.com

Ibama recebe viaturas contra incêndios em áreas de preservação

Imprimir

A superintendência no Piauí do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais - Ibama - recebeu nesta semana 12 novas caminhonetes que servirão ao PrevFogo, setor responsável pela prevenção e combate à incêndios em regiões com áreas de proteção ambiental. Além da capital, os veículos serão usados por brigadas treinadas em sete municípios do interior.


Corrente, Bom Jesus, Alvorada do Gurgueia, Canto do Buriti, Jurema, Baixa Grande do Ribeiro e Piracuruca terão equipes com material apropriado para impedir o surgimento de incêndios em unidades de conservação como o parque das Nascentes do rio Parnaíba, Uruçuí Una, Serra das Confusões e Serra da Ibiapaba.


Celso Medeiros, responsável pelo PrevFogo no Piauí, explicou ao Cidadeverde.com que cada brigada será composta por dois esquadrões, com seis brigadistas e um chefe. Serão 15 pessoas treinadas e capacitadas não só para combater incêndios, como prevenir com ações educativas. Os profissionais já treinados terão nova capacitação de 3 a 5 de setembro, focada no monitoramento e acompanhamento dos focos de calor.


As equipes terão material de proteção e combate, como bomba costal, pinga fogo e abafadores. Os carros são equipados com rádio, sirene e até GPS. Segundo o superintendente Romildo Mafra, outras cinco viaturas ficarão em postos de fiscalização do Ibama, que age com o PrevFogo nos parques ambientais, mesmo sendo estes agora responsabilidade do Instituto Chico Mendes.


No ano em que a unidade relativa do ar promete chegar aos seus menores índices no Piauí, o fogo nas regiões de proteção ambiental preocupam. O clima seco e o forte calor já proporcionam regiões de alto risco de incêndio ainda em agosto, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, mesmo com período crítico reservado para a segunda quinzena de outubro.


"Vamos fazer um trabalho de prevenção. Educar o pessoal e chamar a atenção dos agricultures para evitarem a queimada da roça", disse Celso Medeiros, ressaltando que ainda não há registro de incêndios nos parques do interior. O fogo será combatido também em outras áreas, para que o mesmo não atinja as unidades de conservação.


Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais