Cidadeverde.com

Candidatos falam de projetos para Saúde e geração de emprego

Imprimir

O Jornal do Piauí faz mais uma rodada de debates com candidatos a deputado estadual. Desta vez o confronto de idéias contou com a participação do petebista Jorge Lopes; do petista Merlong Solano; do vereador Jonas dos Santos Filho, o Joninha, do PSDB e da militante do PSOL, Ana Cristina Veras.





Na primeira pergunta, igual para todos, os candidatos responderam sobre a importância de terem a sua eleição vinculada à do governador.  “É muito importante porque parar realizar a reforma política que queremos, é preciso que as ideias do governador estejam sincronizadas com o legislativo”, diz Jorge Lopes (PTB). Merlong Solano (PT) também destacou que essa sincronia entre Assembléia Legislativa e governador é necessária para “dar seguimento ao projeto de mudança no Brasil”.


Joninha, afirmou que caso seja eleito pretende pleitear junto ao futuro governante que sejam executados projetos como a barragem de Castelo, a fim de evitar as inundações em Teresina. Já Ana Veras, declarou que mesmo que não haja esse “casamento” é possível fazer um bom trabalho no legislativo. “O povo que é quem manda, vamos levar lideranças para a Assembleia, ficar próximo da população. O deputado não pode ficar como um deus no pedestal”, pontua.
Perguntas entre si


Na primeira etapa da pergunta entre os candidatos, Jorge Lopes perguntou a Joninha, como ele imagina melhorar o papel do legislativo para gerar mais emprego. Em resposta, o tucano afirmou que o desemprego no Piauí é muito grande. “Fico triste quando vejo que pessoas como as de São José do Divino. Todo mundo quer ir para São Paulo. Quero trabalhar para gerar emprego na construção civil”, afirmou. O petebista comentou que o Piauí perdeu importantes empresas por falta de decisão política, por isso quer trabalhar para ajudar o futuro governador, que espera ser do seu partido.


Em seguida, foi a vez do petista Merlong Solano questionar a Joanas como seria possível compatibilizar crescimento econômico com preservação do meio ambinte. “Imaginamos o desenvolvimento sustentável. Esperamos que a Suzano venha para gerar emprego no Médio Parnaíba com preservação da fauna e flora. Não  há governante que atraia indústrias sem preservação ambiental”, disse o candidato do PTB. Merlong declarou em seguida que o Piauí é a Unidade de Federação que mais áreas de preservação: 14% do território. “Mas é preciso fazer mais, capacitar melhor. Defendo reforma que para que a secretaria de Meio Ambiente não se trabalhe com obras”, diz.


Em seguida, Joninha perguntou a Merlong: “O que é possível fazer para que a juventude tenha espaço gerar emprego?”. O petista respondeu: “Piauí é o que mais gerou emprego em carteira assinada. Os laboratórios de informática estão chegando a todas as escolas públicas. Há 36 escolas profissionais no estado. E o aumento de vagas na universidade”, pontuou. O tucano rebateu: “Fico olhando o motivo de tanta propaganda, é triste. Ando Teresina toda e o Piauí inteiro, a realidade que se vê não é essa. O Piauí é o Estado mais pobre, o que tem pior educação”, criticou


A candidata do PSOL Ana Veras, perguntou a Jorge Lopes qual sua proposta para a Saúde. O candidato respondeu: “a saúde do Piauí é uma ambulanciaterapia. Hospitais do Piauí só aplicam soro. Temos que regionalizar os hospitais. Não se pode pegar um cidadão com perna quebrada e trazer para Teresina. Ele tem que ir para  o regional”, defendeu. A socialista por sua vez afirmou que a Saúde tem que ser igual para todos. “No HUT tenho o exemplo de uma pessoa foi discriminada por ser pobre. Ele teve que esperar o outro dia, enquanto um suíço foi atendido no mesmo dia. Porque na teoria ele teve prioridade? Para os ricos o SUS funciona, para o pobre não”, afirmou.


Considerações finais
No final do debate, Jorge afirmou que tem uma história de vida pública: já foi presidente da Fundação Estadual dos Esportes, ajudou a implantar o projeto das subprefeituras da capital que depois viraram as SDUs. Solano afirmou que quer ser deputado para dar continuidade “ao projeto de continuidade que melhorou a Saúde, faz revolução na Educação. Não somos os mais pobres. Ultrapassamos Maranhão e Alagoas”, disse.


Joninha disse que é preciso melhorar a atuação em todo o Piauí. “Em Teresina há pessoas que bebem água com sapo, com carambolo. O Joninha foi lá e resolverá esse problema. Quero agradecer a quem nos dá apoio”, descreve. Ana Veras encerrou dizendo que quer fazer uma grande mudança no Estado. “Vamos fazer a distribuição de terra para a população. Será distribuído mil hectares para cada pessoa. Para evitar o caos urbano”, encerrou.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais