Cidadeverde.com

Candidatos a deputado federal debatem políticas para a saúde

Imprimir
Fotos: Lívio Galeno/Cidadeverde.com

Candidatos a deputado federal participaram de debate no Jornal do Piauí desta terça-feira (7) e discutiram propostas para a saúde e políticas públicas ligadas a essa área. Francisco Juriti (PSC), Liége Cavalcante (PSB) e Rita Leite (PTB) foram os nomes indicados por suas coligações para o encontro na TV Cidade Verde.

Juriti começou o debate denunciando desigualdade na campanha. Ele chamou candidatos aliados do governo de "aloprados" que teriam se enriquecido "da noite para o dia" para realizarem campanhas milionárias. "E ainda vêm com cinismo dizer que combate a compra de votos. O Piauí teve uma oportunidade única na história do Brasil para sair do estado de miséria. Hoje é um estado estagnado", acrescentou. 

Juriti, candidato pelo PSC

Liége Cavalcante aproveitou para firmar compromisso com os candidatos que apóia na campanha. "Nós estamos trabalhando com a certeza de que Dilam Rousseff será nossa presidenta e dará continuidade a esse projeto no Piauí. É muito importante que essa corente positiva que vem de Brasília venha a continuar", declarou.

Já Rita Leite abriu sua participação focando seu trabalho no PTB Mulher e o compromisso com este segumento. "O trabalho do nosso candidato a governador é pautado nos recursos que ele conseguiu e no respeito com o governo Lula. Teremos espaços com o governador João Vicente para nossas emendas e impulsionar o crescimento do Estado", disse.


Caso Emgerpi
Juriti abriu a série de perguntas questionando Rita Leite sobre as denúncias de corrupção na Empresa de Gestão de Recursos do Piauí - Emgerpi -, e questionou se tal prática deve acontecer no próximo governo. A candidata preferiu falar nas propostas. "O governo com o qual nós estamos coligados tem propostas de geração de renda, de emprego, e respeito com a sociedade. E acima de tudo, para o crescimento do Piauí". 

O candidato rebateu afirmando que Jayles Fenelon, ex-servidor que denunciou o susposto esquema, teme pela vida. "O homem tá com medo é de morrer. Isso é muito sério", acusou.

Liége Cavalcante, candidata pelo PSB

Saúde
Médica, Liége questionou Juriti sobre como melhorar o sistema de saúde. O candidato denunciou precariedade no Estado. "O Piauí está entre os piores nos hospitais do interior. Teresina tem superpopulação de pacientes. Traremos recursos para dar tranquilidade à saúde pública não só na capital, como no interior. Só sairemos do marasmo quando acabar a mentira e voltar a realidade".

Liége contestou o candidato. "Como médica, sempre tenho andado na região. Acho que muita coisa já foi feita. Nosso governador Wilson Martins vai ampliar as ações na saúde, para que todos tenham melhor qualidade de vida na região de Campo Maior e cidades vizinhas", falou a candidata. 

Rita Leite, candidata do PTB

Rita Leite questionou Liége sobre outras ações atreladas à saúde, como educação em tempo integral, esporte, combate ao tráfico de drogas e ações sociais. "A saúde, educação, esporte e lazer estão muito correlacionadas. Falo de saúde porque sou médica. A gente pensa que a educação, sendo prioridade, tudo vai ser uma sequência de fatos para a juventude. A Universidade Aberta também vai dar oportunidade a esses jovens", afirmou. 

A candidata do PTB elencou outros pontos que são necessários. "Na realidade, é preciso trabalhar com as famílias, que elas sejam assistidas. Jovens que não podem frequentar escolas ou usuários de drogas sejam assistidos para ter uma qualidade de vida", afirmou. Rita Leite ainda defendeu apoio ao esporte para o surgimento de nomes que possam disputar uma Copa do Mundo ou Olimpíada. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais