Cidadeverde.com

Professores da área de Linguística lançam livros na ADUFPI

Imprimir

Os interessados em Língua e Literatura têm, nesta quarta-feira, uma boa oportunidade para adquirir livros da área. Professores piauienses e de outras regiões do Nordeste estarão na ADUFPI lançando livros por conta da XXIII Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos, promovido pelo GELNE (Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste), a partir das 19h30.





Ao todo são seis professores a lançarem livros: Dante Lucchesi (da Universide Federal da Bahia), Denise Lino (Universidade de Campina Grande), Flávia Sampaio e Aurenice Tavares, e as piauiense Lilásia de Arêa Leão e Clêuma Magalhães, ambas da UFPI.


Entre os principais títulos estão A Poesia Moderna de H. Dobal, de Lilásia Arêa Leão, A Obra de Florbela Espanca na Perspectiva da Estética da Recepção, de Clêuma Magalhães, Redação de Vestibular em questão: práticas, conceitos, discursos e efeito retroativo, da Denise Lino, e O Português Afro-brasileiro, de Dante Lucchesi.


Sobre o livro que estuda a poesia de H. Dobal, Lilásia afirma que o objetivo foi contribuir para a formação da crítica literária acadêmica acerca da obra literária do autor piauiense. “O outro objetivo foi o de demonstrar como a obra de H.Dobal se insere no mesmo patamar dos nossos mais prestigiados poetas da contemporaneidade”, acrescenta a professora, que é mestre em Letras-Literatura pela Universidade Federal do Piauí.





“O Português Afro-Brasileiro” surgiu a partir de um estudo com quatro comunidades afro-brasileiras isoladas, do interior da Bahia. O professor doutor Dante Lucchesi, organizador do livro, explica do que se trata o livro: “Atentamos para a especificidade do português afro-brasileiro, mostrando-o como uma variedade do português que foi particularmente afetada pelo contato entre línguas em sua formação histórica”


A XXIII Jornada começou na segunda-feira e prossegue até quinta-feira, com conferências, debates e apresentações e trabalhos acadêmicos.  


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais