Cidadeverde.com

Bebê morre com suspeita de dengue hemorrágica na capital

Imprimir

O bebê de 7 meses, Yuri Prado, pode ter sido mais uma vítima de dengue hemorrágica em Teresina. Ele morreu na tarde de ontem(10), em um hospital particular de Teresina. Apesar de uma das médicas do hospital ter afirmado para a família que o caso se trata de dengue hemorrágica, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que só terá certeza na próxima semana.

Segundo o pai do bebê, Cássio Prado, seu filho estava com febre e nariz congestionado na terça-feira (07) e o levou até o hospital particular infantil. Ao chegar à urgência do hospital, o médico disse se tratar de uma virose teria passado um antitérmico e autorizado a volta para casa.

“Mas, a febre não baixou e às 2 horas da quarta voltamos ao hospital. O médico o examinou e pediu para deixá-lo em observação. Neste dia as plaquetas dele eram de 400 mil. Eles sempre tratavam como virose ou gripe mal curada e descartaram pneumonia, mas nunca nos falavam da hipótese de ser dengue. Na quinta-feira nosso bebê não teve melhoras e suas plaquetas baixaram para 200 mil. Somente na sexta, ao meio-dia, quando as plaquetas dele estavam em 100 mil, uma médica fez uma ultrassom abdominal e foi ai que ela nos disse que ele estava com dengue hemorrágica. Só depois disso ele foi levado para a UTI, mas já era tarde demais, às quatro e meia da tarde o Yuri faleceu”, conta o pai.

Os valores de referência das plaquetas em adultos e crianças são de 150 mil a 400 mil por mm³ de sangue. Na sexta-feira, as de Yuri estavam em 100 mil por mm³.



A gerente de ações assistenciais, Amariles Borba, da FMS, informou ao Cidadeverde.com que tomou conhecimento ontem à noite da morte e está recolhendo todos os relatórios do paciente, para iniciar as investigações que confirmem ou não a morte por dengue hemorrágica. A previsão é que na próxima terça-feira já tenha um dignóstico.

Caso seja confirmado, esta será a quinta morte por dengue hemorrágica. “Até sexta-feira(10) tínhamos registrados quatro casos de óbito pela doença”, declarou Amariles Borba.

O enterro de Yuri aconteceu na manhã deste sábado no Jardim da Ressurreição. Os pais ainda estão abalados com a morte prematura “de um anjo de apenas 7 meses”.

Focos de dengue

Cássio Prado disse que ao saber que seu filho poderia estar com dengue, ele acionou o Centro de Zoonoses para fazer uma vistoria em sua casa, no bairro Alto Alegre, zona Norte de Teresina. “Eu chamei eles e na minha casa não foram encontrados focos, mas na casa de um vizinho, os agentes encontraram larvas mortas dentro da piscina e do outro, larvas mortas e vivas”, afirmou.

Ele disse que em sua rua muitos casos de dengue já foram constatados, mas as pessoas continuam deixando água parada em recipientes que atraem os mosquitos. “Tem uma casa que o marido, a mulher e a empregada já tiveram dengue. Nos últimos dois meses, muitos casos foram constatados”, revelou.

Alerta do Ministério da Saúde


Os cuidados devem ser redobrados, já que o Piauí é um dos Estados que pode novamente sofrer com epidemia de dengue em 2011, segundo informou um relatório do Ministério da Saúde.

AÇÕES DE COMBATE À DENGUE:

Os principais cuidados são: acondicionar no lixo, latas, garrafas, potes e outros objetos sem uso que possam acumular água; o material recolhido nunca deve ser deixado em quintais nem jogado em terrenos baldios; tampinhas de garrafas, cascas de ovo, embalagens plásticas, copos descartáveis ou qualquer outro objeto sem uso, por menor que seja e que possa acumular água, devem ser colocados em saco plástico, e este, fechado, à disposição da coleta do lixo; vasilhas utilizadas como bebedouros para os animais, incluindo aves, devem ser lavadas com buchas pelo menos duas vezes por dia.

Outras medidas que devem ser lembradas são: os pneus fora de uso devem ser mantidos secos e em local coberto, protegidos de chuva. Manter bem fechados latões, poços, cisternas, caixas-d’água e outros depósitos de água para consumo, impedindo a entrada de mosquitos. Não cultivar plantas em jarros com água; plantá-las sempre em vasos com terra. Colocar areia nos pratos dos vasos de plantas. Evitar o cultivo de bromélias e outras plantas parecidas. As calhas e as lajes devem ser mantidas limpas. Lavar com bucha e manter limpos os reservatórios de água externos de geladeira, as bandejas de ar-condicionado, suportes de garrafão de água mineral e até os aquários.



Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais