Cidadeverde.com

Grêmio vence fora de casa e para o Corinthians no Pacaembu

Imprimir

Mais de 33 mil corintianos saíram decepcionados do Pacaembu na noite deste sábado. No estádio municipal praticamente lotado, o Corinthians foi derrotado pelo Grêmio por 1 a 0 e perdeu a chance de empatar com o Fluminense na liderança do Brasileirão - a equipe carioca foi derrotada pelo Atlético-GO. O time gaúcho chegou aos 26 pontos e se afastou ainda mais da zona de rebaixamento.


Com mais domínio no primeiro tempo, o Grêmio conseguiu abrir o placar em um belo gol do ex-corintiano Douglas. Os donos da casa pouco conseguiram ameaçar o gol adversário e nas melhores chances criadas, sempre concluíram para fora.
AE
Ex-corintiano Douglas marcou o único gol da vitória gremista

Na etapa final, com uma postura mais agressiva do Corinthians, não faltaram chances, mas a bola teimou em não entrar. Iarley perdeu pênalti, bem defendido por Victor. Rafael Marques salvou uma bola em cima da linha e Bruno César e Iarley abusaram das chances desperdiçadas.

A distância de três pontos para o Fluminense, contudo, não é definitiva, já que o Corinthians tem um jogo a menos, pois a partida com o Vasco, pela 18ª rodada, foi adiado por conta das comemorações do centenário do clube. Com a vitória, Grêmio foi a 26 pontos, manteve sua reação no segundo turno e aumentou a distância em relação à zona de rebaixamento para oito pontos.

Na próxima rodada, o Corinthians enfrenta justamente o seu rival direto na luta pelo título. O jogo contra o Fluminense acontece na quarta-feira, às 22h, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Já o Grêmio recebe o Palmeiras - também na quarta, mas às 19h30 - no estádio Olímipico, em Porto Alegre.

O jogo

Nos minutos iniciais do primeiro tempo, o Corinthians já foi atrapalhado ao se ver desfalcado de Ralf. Logo aos cinco minutos, o meia sofreu falta em carrinho de Douglas e aos 13 minutos, não suportou as dores e foi substituído por Boquita.

Mesmo jogando fora de casa, foi o Grêmio quem tomou o controle do jogo, mantendo maior domínio de posse de bola. Esse domínio, porém, demorou a ser transformado em chances reais de gol. Com isso, a primeira boa chance do jogo foi do Corinthians. Aos 22, Jucilei fez bom passe pra Elias, que chutou cruzado para defesa de Victor.

Aos 28, os visitantes começaram a chegar com mais perigo. No rebote após cobrança de escanteio da esquerda, Gabriel chutou forte, rasteiro, e Júlio César precisou se esticar para espalmar e, na sequência, segurar a bola.

Cinco minutos depois veio o gol que colocou o Grêmio à frente no placar. Douglas carregou pelo meio, aplicou um drible em Paulo André passando a bola entre as pernas do zagueiro e, da entrada da área, chutou no canto esquerdo alto, sem dar chances para Júlio César.

O gol pareceu acordar a equipe corintiana e a partir desse momento o jogo ganhou velocidade. Aos 37, Elias fez boa arrancada, mas foi parado com falta próximo à área. Na cobrança, Bruno César bateu bem, mas a bola saiu à esquerda do gol de Victor.

Aos 44, o Grêmio teve ótima chance de ampliar. Souza fez passe preciso para Borges na marca de pênalti, mas Júlio César saiu com agilidade e abafou o chute. Já nos acréscimos, o Corinthians quase chegou ao empate em nova jogada de Bruno César, que fez jogada inidividual e chutou forte, mais uma vez à esquerda do gol gremista.

No segundo tempo, o Corinthians veio com uma mudança no meio de campo. Para tentar acabar com a vantagem do adversário no setor, o técnico Adílson Batista promoveu a entrada de Danilo no lugar de Moacir.

Com a alteração, o Corinthians aumentou a agressividade do setor ofensivo e passou a conquistar boas chances em cobranças de faltas próximas à área e escanteios. Mas o goleiro Victor só foi exigido aos oito minutos, quando Danilo fez bela jogada pela esquerda da área e chutou no canto oposto com o pé direito. O camisa um gremista se esticou e fez sua melhor defesa no jogo até então.

Aos 12, mais uma jogada de Danilo, o Corinthians conseguiu a marcação de um pênalti. O meia lançou Bruno César, que foi empurrado por Vílson dentro da área. O zagueiro ainda foi expulso, mas na cobrança Victor brilhou pela segunda vez e defendeu a cobrança de Iarley.
Gazeta Press
Iarley desperdiçou cobrança de penalti na derrota para o Grêmio


Na sequência da jogada, a bola ainda sobrou novamente para Iarley, sozinho na pequena área. Dessa vez, o atacante fez tudo certo. Ou quase, já que Rafael Marques, em cima da linha conseguiu afastar para escanteio.

Com um homem a menos, Renato Gaúcho tirou o autor do gol gremista, Douglas, e refez seu setor defensivo com a entrada de Paulão. Em vantagem numérica, o Corinthians aumentou ainda mais o sufoco e o gol parecia apenas questão de tempo.

Aos 22 minutos, Bruno César teve mais uma grande chance de empatar. Danilo fez mais uma boa jogada pela esquerda e cruzou para o meia, que bateu de primeira. O goleiro Victor não conseguiu esboçar reação no lance rápido, mas a bola saiu à direita de sua meta, mais uma vez muito próxima da trave.

A partir dos 30 minutos, apesar de seguir com mais domínio de bola, o Corinthians não conseguiu mais manter o bom ritmo e as chances se tornaram mais raras. Na melhor delas, aos 35, Bruno César e Iarley tiveram chances de marcar de cabeça no mesmo lance, mas as duas bolas acabaram afastadas pela defesa.

O Grêmio, com um homem a menos, adotou definitivamente a postura defensiva. Pelo menos oito jogadores ficavam atrás da linha do meio campo e Borges era o único mais avançado. Mas aos 37, Renato Gaúcho tirou o atacante e fortaleceu ainda mais sua defesa colocando Lúcio. Com isso, apesar da insistência corintiana, o Grêmio garantiu sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão 2010.


Fonte: IG
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais