Cidadeverde.com

Iphan e prefeitura restauram a Casa Grande de Simplício Dias

Imprimir

A Casa Grande de Simplício Dias, um dos prédios de maior valor histórico de Parnaíba, será restaurado a partir desta segunda-feira, 13 de setembro. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada pelo prefeito José Hamilton Furtado Castelo Branco, a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Piauí, arquiteta Diva Figueiredo, e pelo representante da empresa O.F. Transporte e Construtora Ltda, vencedora da licitação da obra.


Fotos: Secom



O secretário Municipal de Serviço Urbanos e Defesa Civil, Antônio de Pádua Melo acompanhou a assinatura do documento e recebeu orientação do prefeito de Parnaíba para continuar prestando toda a colaboração à execução dos Serviço.


Para que o prédio tenha todas as suas características resgatadas ou preservadas, o Iphan vai investir 951 mil, 611 reais e 37 centavos. Segundo a superintendente Diva Figueiredo o trabalho de restauração será minucioso por se tratar de edifício com quase três séculos, apresentando um estilo arquitetônico de época, o que exige muita pesquisa antes de qualquer intervenção.





O prefeito José Hamilton Castelo Branco disse estar feliz por ter assinado, ao lado de Diva Figueiredo, uma ordem de serviço que tem grande significado para a história de Parnaíba e vem atender um forte desejo da sociedade local. O prédio localizado na Avenida Presidente Vargas, centro de Parnaíba, foi adquirido dos antigos proprietários pela Prefeitura de Parnaíba, mediante decisão do prefeito José Hamilton, pelo valor de 98 mil, 388 reais e 16 centavos, oriundos dos recursos próprios do município. Em seguida fez convênio com o Iphan para restauração.
 

História


A Casa Grande de Simplicio Dias foi residência de Simplício Dias da Silva, um dos mais importantes vultos da história do município, por ter liderado a expansão econômica de Parnaíba no clico da charqueada, no século XVII, e participado ativamente do movimento pela inclusão do Piauí e outros Estados no processo de Independência do Brasil, entre outras lutas. Era filho do Português Domingos Dias da Silva, um dos primeiros desbravadores da região, e foi também o principal donatário para a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça, na Praça da Graça.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais