Cidadeverde.com

Avelar quer "zerar analfabetismo" e diz que eleitor não pode ser "boi"

Imprimir
Candidato a governador do Piauí pelo PSL, Major Avelar participou do Jornal do Piauí desta quinta-feira (23) e demonstrou não se preocupar com as pesquisas, que o colocam mais de 20 pontos percentuais distante da disputa de um eventual segundo turno. Ao contrário, foi firme ao apresentar propostas, como "zerar o analfabetismo" nos seus quatro anos de mandato. O policial militar ainda explicou a comparação que faz em sua campanha entre o eleitor e o boi.



"Até bem pouco tempo não só o Piauí, mas todo o Brasil era um curral onde o chefe político tinha o controle dos eleitores, que só votavam neles", declarou Avelar, que criticou o eleitorado por votar nos mesmos candidatos, ainda que reclame da situação atual. "Eu acho que era para tudo estar bem mehor, mas só vai melhorar se a gente for exigente. Aonde estão os votos dos insatisfeitos? Eu quero que esse pessoal some conosco para que mais uma vez façamos a diferença".

Avelar criticou o eleitor que "vota em quem está na frente" e considera isso um "voto útil". "Na verdade, é um bobo útil. Não estou dizendo que você (telespectador) é bobo útil, mas existem muitos bobos úteis por aí", disse o candidato, que depois admitiu ter uma postura diferente de quando usava um rolo de fumo para simbolizar, no sentido figurado, o que os outros políticos davam após a eleição para quem votava neles.



"Eu estou com o discurso mais ameno. Antes eu era muito incisivo com o eleitor", afirmou Avelar, lembrando já ter dito que eleitores faziam o mesmo que queimar dinheiro quando aplaudiam políticos em comícios. 

A postura mais calma pode ser atribuída ao lado religioso. A campanha no horário gratuíto na TV é embalada por uma canção evangélica. Major Avelar aproveitou até para convidar todos para o congresso de irmãs beneficentes da igreja Assembleia de Deus, a ser realizado no clube da Lazule, bairro Monte Castelo, na próxima sexta-feira. 



As perguntas dos telespectadores não levaram em conta o Avelar mais tranquilo. Depois de ouvir na TV que a cajuína será refrigerante nacional após a instalação de cooperativas agrícolas, que os índices negativos de analfabetismo serão zerados, e ver eleitores sendo comparados a um boi, uma eleitora ligou para dizer que o candidato "tem uma imaginação muito fértil". Outro disse que Avelar só fala mal dos demais políticos porque nunca esteve no lugar deles. O major respondeu: "Eu quero ter a oportunidade de ganhar uma vez para dar exemplo", e ao final de cada pergunta dizia: "eu estarei orando por você".

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais