Cidadeverde.com

Crédito e IPI mantem vendas de material de construção em alta

Imprimir

O fácil acesso ao crédito e a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são os fatores que fazem os consumidores aproveitarem para fazer a reforma casa ou mesmo comprar uma. E esse cenário mantém elevadas as vendas de materiais de construção.





De acordo com o Indicador Serasa de Atividade do Comércio, divulgado nesta segunda-feira (4), o grupo Material de Construção foi destaque em setembro. As vendas no mês passado registraram aumento de 17,1%. No acumulado do ano, o segmento também foi destaque, com aumento de 16,8% nas vendas.


E muitos fatores indicam que esse cenário deve continuar positivo para o segmento ainda por um bom tempo. É o que acredita o gerente de Indicadores de Mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi. Ele explica que o desempenho fraco do setor em 2009 faz com qualquer desempenho positivo neste ano eleve muito os índices de vendas do segmento. “O ano passado foi ruim para o setor, que foi o que mais sofreu com a crise econômica”, afirma.


Bom cenário
Em tempos sem turbulências econômicas, outros fatores também fazem com que o segmento mantenha altos índices de vendas. Neste ano, o grupo foi fortemente favorecido pelos programas de retomada de crescimento do Governo e pelas expectativas dos consumidores de aproveitar o bom momento econômico para conquistar a casa própria. 


Além do crédito e do IPI reduzido, os estímulos da iniciativa privada e do Governo também estimulam ainda mais as vendas de materiais de construção. “Programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, deram impulso ao setor neste ano”, explica Rabi.


Com tudo isso, para o especialista, o segmento é o destaque no comércio neste ano, e deve continuar crescendo a taxas acima da média. “O aumento da atividade do comércio varejista não deve superar mais os 10%, mas o grupo Material de Construção deve manter o ritmo dos 15% de crescimento”, acredita o gerente.


Fonte: Info Money

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais