Cidadeverde.com

Ministério da Saúde suspende a campanha de vacinação anti-rábica

Imprimir

O Ministério da Saúde baixou portaria suspendendo as vacinações de animais domésticos e rurais contra a raiva. Decisão foi motivada após o registro de 217 mortes em todo o Brasil decorrentes de reações adversas, e até mortes, provocadas pela vacina.


“Em Teresina foram registradas 42 mortes de cães e gatos, mas o número pode ser maior. Vamos dar início a um trabalho de investigação nas clínicas particulares e no Hospital Veterinário da UFPI na busca por mais casos”, informa a coordenadora da campanha anti-rábica, Rosângela Cavalcante.


A capital do Piauí ultrapassou a meta de vacinação nacional que era de 95% da população animal, tendo registrado 116.995 imunizações. O número é equivalente a 97,3% de cães e gatos vacinados.


O Dia D de combate a raiva foi realizado no dia 25 de setembro. Os principais sintomas e reações adversas da vacina foram: falta de apetite, dificuldade para caminhar, ataques convulsivos e nos casos mais extremos a morte dos animais.


O Centro de Zoonoses de Teresina acumula 25 mil doses estocadas que seriam utilizadas a partir de 16 de outubro em campanha de vacinação na zona rural de Teresina. Ministério da Saúde está analisando os componentes da vacina para identificar que reagente estaria provocando as mortes dos animais.





“Nosso trabalho está focado em notificar às autoridades nacionais para que seja avaliado o município de Teresina com relação aos efeitos adversos registrados em Teresina”, explica Rosângela Cavalcante.


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais