Cidadeverde.com

Projeto de Cultivo de Tilápias em tanques será inaugurado dia 14

Imprimir

A Associação dos Aquicultores do Vale do Piracuruca em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, inauguram na próxima quinta-feira (14), o projeto de Cultivo de Tilápias em Tanques Redes, em Piracuruca, cidade localizada a 196 quilômetros ao norte da capital.


A inauguração será às 9h, na barragem daquela cidade, que tem capacidade de duzentos e cinqüenta milhões de metros cúbicos de água, uma das maiores do Estado. No momento da visita, será feita a primeira despesca. Vinte famílias serão beneficiadas com este projeto, financiado pelo Programa de Controle de Resíduos em Pescado, PCRP.


Após o início da solenidade, uma palestra sobre “O cenário da piscicultura do Piaui” será ministrada pelo presidente da Associação Piauiense de Apicultores, na sede da AABB. Ainda no evento, será entregue a licença ambiental do projeto para o seu funcionamento, expedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Semar.


O projeto é uma ação que busca geração de emprego e renda, redução das deficiências protéicas da população, aproveitamento das potencialidades existentes no Estado e a viabilização de mais um setor econômico no Piauí.


Financiado pelo PCRP, o projeto teve início em agosto de 2009 e já possui sessenta tanques implantados, com aproximadamente vinte e cinco mil alevinos. A quantidade total de tanques será de noventa.


Ao final da ação, quando os tanques já estiverem totalmente implantados, a capacidade de produção será de aproximadamente sessenta toneladas de tilápias por ano. A associação está comercializando no momento o kg por R$ 5,00.


O Sebrae no Piauí busca estimular e organizar grupos de produção envolvidos na piscicultura, através de ações voltadas para o associativismo, consultoria tecnológica, cursos tecnológicos, empreendedorismo, gestão ambiental, manuais técnicos, seminários a nível estadual além de estimular o desenvolvimento da piscicultura extensiva e intensiva, através da operacionalização do cultivo de peixes em viveiros de terra.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais