Cidadeverde.com

Mundo observa com atenção resgate de mineiros no Chile

Imprimir

Às 10h51 desta terça, o 13º mineiro preso, Carlos Barrios chega à superfície. Faltam agora 20 mineiros para serem resgatados.

Edison Peña, 34, 12º mineiro a ser resgatado, chega à superfície às 10h13 e recebe os cumprimentos dos presidentes do Chile e da Bolívia. Dez horas após o início das operações de resgate dos 33 mineiros presos na mina chilena de San José, no deserto do Atacama, já chegam a 12 os resgatados -- onze chilenos e o único boliviano.


A chegada à superfície do 11º resgatado, Jorge Galleguillos, de 56 anos, foi acompanhada pelos presidentes do Chile, Sebastián Piñera, e da Bolívia, Evo Morales, que chegou nesta quarta-feira ao local. Morales já se encontrou com Carlos Mamani, o único mineiro boliviano do grupo de 33 trabalhadores presos pelo desabamento do dia 5 de agosto.


A localização dos mineiros foi descoberta no dia 22 do mesmo mês. E apenas à 0h desta quarta-feira as operações de resgate puderam ser iniciadas.


Florencio Ávalos entrou para a história como o primeiro mineiro a sair da mina, à 0h11. Uma hora depois, por volta da 1h05, Mario Sepúlveda foi resgatado da mina. Emissoras de TV do mundo inteiro também transmitem o resgate.

Segundo o ministro da Saúde, Jaime Mañalich, as operações de resgate têm transcorrido até melhor do que o inicialmente esperado. Segundo ele, todos os mineiros até momento apresentam boa condição de saúde e vêm evoluindo bem. Alguns deles já foram transportado para o hospital de Copiapó.

Apesar da disposição e aparente energia com a qual os mineiros saíram da cápsula, todos eles foram levados para o hospital de campanha em macas, onde passarão por exames de triagem. Por terem passado mais de dois meses sob a terra, cada mineiro subirá à superfície usando óculos escuros de última geração, com 100% de proteção contra raios UVA, UVB e UVC, e com um sistema cromático que permite manter a nitidez das cores, além de lentes intercambiáveis para enxergar de perto e de longe.

CHEGADA À SUPERFÍCIE

Aos 31 anos, casado e pai de dois filhos, Ávalos não queria ser o primeiro, conta o tio Alberto. Mas não teve escolha. Era um dos mais hábeis --em boa forma física e com ampla experiência em minas. Ao chegar à superfície, em meio a aplausos e aos gritos de "Chi, Chi, Chile, ele foi abraçado pelo filho que chorou muito.

"Todos vimos Florencio abraçando sua mulher e filhas, com um carinho, que nos emocionou a todos os chilenos. Mas ainda há muito trabalho pela frente. Agora é a vez de Mario Sepulveda. E assim será durante toda a noite, o trabalho duro", disse o presidente do Chile, Sebastián Piñera.

Pouco antes da chegada do segundo mineiro, Mario Sepúlveda, sua tia Ana Espinace, disse que está "angustiada" e que logo quer abraçá-lo e dizer o quanto o ama. Com muita energia, Sepúlveda, que ficou conhecido como o "apresentador" dos vídeos enviados pelos mineiros, entregou cartas a todos os membros do resgate e abraçou o presidente Piñera.

Antes de deitar na maca, o segundo mineiro resgatado sorriu muito, saudou diversos membros da equipe de resgate, tirou o capacete, demonstrando muita energia e disposição. "Boa, chefão!" disse ao abraçar o ministro da Mineração, Laurence Golborne.

Em entrevista ao lado de sua família já às 3h30 desta quarta-feira, o segundo mineiro a ser resgatado, Mario Sepúlveda, disse que não quer ser tratado como um artista, e sim como um mineiro, e que "o amor" de sua família é a coisa mais importante para ele.

O terceiro mineiro resgatado foi Juan Illanes, 52 -- ele é veterano de conflito na fronteira que quase gerou uma guerra entre o Chile e a Argentina em 1978. Carmen Baeza, a mulher de Illanes, e seu filho Ignacio, esperaram por ele na superfície. Illanes saiu da cápsual sorridente, tirou o capacete e mostrou disposição. Mesmo assim, foi levado em uma maca ao hospital, como os demais mineiros.

Único estrangeiro do grupo, Carlos Mamani, 23, foi o quarto na lista de resgate e deixou a mina às 3h09. Com muita energia, o boliviano agradeceu a todos pelo resgate, abraçando o presidente chileno Sebastián Piñera e os demais membros das operações na mina.

De acordo com emissoras de TV o boliviano, sua mulher e sua filha Emily receberão um terreno na cidade de Cochabamba, oferecido pelo presidente Evo Morales, para ajudá-los a começar uma nova vida.

A preparação de Sánchez, o quinto trabalhador a ser retirado, levou mais tempo do que a dos outros quatro que subiram antes dele. De acordo com as conversas de rádio, ele estava muito ansioso. Ele chegou à superfície às 4h09 e foi recebido pelo pai. Muito mais abatido do que os quatro primeiros a subir, o jovem mineiro mostrou um semblante muito mais preocupado e tenso ao chegar à superfície e foi rapidamente levado à maca e direcionado ao hospital de campanha.

Até agora, dois paramédicos desceram à mina para ajudar no resgate dos mineiros. O sargento Roberto Rios Seguel, da Marinha chilena, foi o primeiro a descer, antes dos mineiros começarem a sair. Ele é um médico de combate, especialista em primeiros socorros. Patricio Robledo, segundo paramédico a descer ao interior da mina, pertence à Marinha chilena e tem experiência em sobrevivência em ambientes hostis e fugas de espaços confinados.

Mario Gómez, 63, o mais velho do grupo, foi o nono a ser tirado da mina. Sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada.

ORDEM DE SAÍDA

A seguir, a lista preliminar com a ordem de saída dos mineiros.
 Efe  

*

1. Florencio Ávalos, 31 anos, capataz, casado. Irmão de Renán, outro dos mineiros presos. Por sua condição de capataz, era o segundo na hierarquia, depois do chefe de turno.

2. Mario Sepúlveda, 40 anos, eletricista, casado. Foi o apresentador da maioria dos vídeos dos mineiros que foram divulgados.

3. Juan Illanes, 52 anos, mineiro, casado. Veterano do conflito na fronteiro que quase gerou uma guerra entre o Chile e a Argentina, em 1978.

4. Carlos Mamani: 23 anos, operador de maquinário pesado, casado. É boliviano, e é o único do grupo que não é chileno.

5. Jimmy Sánchez, 19 anos, mineiro, solteiro. É o mais jovem do grupo.

6. Osman Araya, 30 anos, mineiro, casado. Trabalhava somente há quatro meses na mina.

7. José Ojeda, 46 anos, encarregado da perfuração, viúvo. Sofre de diabetes e foi quem escreveu a mensagem que anunciou ao mundo que todos estavam com vida. "Estamos bem no refúgio, os 33."

8. Claudio Yáñez, 34 anos, operador de broca, solteiro.

9. Mario Gómez, 63 anos, motorista, casado. É o m ais experiente do grupo. É filho de mineiro e foi apelidado de "O Navegador", por seu passado como mercante da Marinha.

10. Alex Vega, 32 anos, mecânico de maquinaria pesada, casado. Em 22 de setembro, comemorou seu aniversário dentro da mina.

11. Jorge Galleguillos, 56 anos, mineiros, casado. Trabalhou toda sua vida na mina e sofre de hipertensão.

12. Edison Peña, 34 anos, mineiro, solteiro. Na primeira gravação, expressou seu desespero ao dizer: "Quero sair logo".

13. Carlos Barrios, 27 anos, mineiro, solteiro. Seu pai, Antenor Barrios, disse como acho que ele estava após a primeira conversa: "Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Me emocionei."

14. Víctor Zamora, 33 anos, mecânico automotivo, casado. Preso na mina, recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida.

15. Víctor Segovia, 48 anos, eletricista, casado. É o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.

16. Daniel Herrera, 27 anos, motorista de caminhões, casado. Sua mãe, Alicia Campos, contou que prometeu não chorar quando conseguiu falar com ele lá embaixo. "Não cedi até que disse 'tchau, meu filhinho'", contou.

17. Omar Reygadas, 56 anos, eletricista, casado. Tinha acabado de começar a trabalhar na mina.

18. Esteban Rojas, 44 anos, encarregado de manutenção, casado. Prometeu por carta a sua mulher, Jessica Yáñez, com quem se casou no civil há 25 anos, que ao sair fariam uma cerimônia religiosa.

19. Pablo Rojas, 45 anos, carregador de explosivos, casado. Tinha menos de meio ano trabalhando na mina.

20. Dario Segovia, 48 anos, operador de broca, casado. Sua mulher, Jessica Chille, conseguiu falar com ele após 24 dias. "Ouvir sua voz foi um alívio para o meu coração", disse ela.

21. Yonni Barrios, 50 anos, eletricista, casado. Por seus conhecimentos de enfermaria, foi encarregado de elaborar relatórios médicos de seus companheiros e de vaciná-los. Do lado de fora, ele foi disputado a tapas por duas mulheres.

22. Samuel Ávalos, 43 anos, mineiro, casado. Sua mulher, Ruth, contou que tinha problemas com drogas.

23. Carlos Bugueño, 27 anos, mineiros, solteiro. Antes de entrar na mina, trabalhava como segurança.

24. José Henríquez, 54 anos, encarregado de perfuração, casado. Tem sido o guia espiritual dos mineiros.

25. Renán Ávalos, 29 anos, mineiro, solteiro. Renán trabalhava na mina há cinco meses e é irmão do capataz Florencio Ávalos.

26. Claudio Acuña, 44 anos, operador de perfuradora, solteiro. Declarado fanático pelo popular time de futebol Colo Colo.

27. Franklin Lobos, 53 anos, motorista, solteiro. Ex-jogador de futebol, com passagem rápida pela seleção chilena.

28. Richard Villarroel, 27 anos, mecânico, solteiro.

29. Juan Aguilar, 49 anos, supervisor, casado. Sua mulher, Cristy Coronado, disse: "Para mim isso é como um sonho. Às vezes, espero acordar e encontrar minha vida de antes."

30. Raúl Bustos: 40 anos, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha do Chile, em Talcahuano, um porto no sul, destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. Isso o obrigou a procurar trabalho na mina.

31. Pedro Cortez, 24 anos, eletricista, solteiro. Perdeu um dedo na mina há um ano.

32. Ariel Ticona, 29 anos, motorista de maquinário pesado, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a sua terceira filha enquanto o marido estava preso na mina. A menina foi batizada de Esperanza.

33. Luis Urzúa, 54 anos, topógrafo e chefe de turno, casado. Tem exercido a função de líder, e foi o primeiro que falou com as autoridades.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais