Cidadeverde.com

Lula agradece aos piauienses por não reeleger Heráclito Fortes e Mão Santa

Imprimir
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O encerrar seu discurso no auditório do Instituto Federal de Ensino do Piauí - IFPI -, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva agradeceu aos piauienses por terem derrotado nas urnas duas pessoas que, segundo ele, queriam o prejudicar e ao Estado. A frase foi para os senadores Heráclito Fortes (DEM/PI) e Mão Santa (PSB/PI), que não conseguiram a reeleição no último dia 3.


"Eles não me prejudicaram. Eles prejudicaram o povo. Deus escreve certo por linhas tortas", disse o presidente, dando tom de "vingança" para o resultado das últimas eleições. 

Lula fez referência direta ao fim da CPMF - Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira -, imposto criado para ser temporário, mas que teve sua continuidade defendida pelo Governo Federal para incrementar os recursos da Saúde. A CPMF gerava R$ 120 bilhões. 

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Discurso
O presidente falou sobre sua história. Lembrou ter perdido várias eleições, mas frisou os ensinamentos que teve. Lula disse que criou um partido para ajudar os pobres, mas muitos tinham medo dele por conta de mentiras e invenções, como ser chamado de comunista por ter barba, tal qual Jesus Cristo e Tiradentes. Ele reclamou ter precisado explicar até o vermelho da bandeira do PT, ou falar de temas como aborto que, para ele, não é assunto de Presidência da República. 

O discurso também lembrou o preconceito por não ter diploma de curso superior e os 12 anos de espera até conseguir ser eleito. 

Lula defendeu que o termo governar deveria ser substituído por cuidar, e os candidatos em campanha eleitoral dizer "Vou ser eleito para cuidar do Brasil. Vou ser eleito para cuidar do Piauí". O presidente comparou o ato de governar ao de ser mãe, por cuidar das pessoas.


Agenda administrativa
Em Teresina, Lula visitou o Instituto Federal do Piauí - IFPI -, onde inaugurou novas instalações e assinou a ordem de serviço para três rodovias federais que cortam o Piauí: BR-135, de Bertolínia a Eliseu Martins; BR-235, de Caracol a Bom Jesus; e BR-020, de São Raimundo Nonato até a Bahia. O presidente reafirmou que voltará ao Estado para inaugurar o Hospital da Universidade Federal do Piauí, o que não é possível em função das limitações da legislação eleitoral. 

Lula também brincou e disse que voltará ao Piauí para conhecer o delta do rio Parnaíba. Ele reclamou ser convidado apenas para trabalhar no Estado. Declarou ainda que percorrerá o Brasil após sair da Presidência no fim do ano, para evitar que a velhice chegue - ele completará 65 anos no fim do mês. 

Ampliada às 12h32

Yala Sena (flash do IFPI)
Fábio Lima (Da Redação)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: IFPILulaCPMF