Cidadeverde.com

Mini-cursos marcam programação científica da XIV Fecon

Imprimir

Além de palestras e momentos técnicos, a programação científica da XIV Feira e Congresso Internacional de Engenharia e Arquitetura – Fecon é marcada pela realização de minicursos, com os temas “Paisagem Cultural e Patrimônio”, “Patologias da Construção”, “Edifícios Industriais de Aço” e “Orientações para a elaboração e apresentação de projeto de barragem”. Os minicursos têm duração entre 8h e 12h e estão sendo realizados do dia 21 até esta sexta-feira (22), no Atlantic City, último dia da Fecon.


O Doutor em Arquitetura e Urbanismo e professor do Departamento de Recursos Hídricos da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, da Unicamp - SP, André Munhoz, que está ministrando o minicurso Paisagem Cultural e Patrimônio, explicou que paisagem cultural são as marcas que dão identidade a uma cidade, é uma paisagem onde os seres humanos colocaram mãos de alguma maneira. Não é mais natureza livre. Pode ser um campo cultivado, um rio manipulado ou pode ser uma floresta cortada ou plantada, qualquer coisa que os homens fazem para obter algo ou para só ordenar ou limpar ambientes pelos seus gostos.


“Paris, por exemplo, é uma das cidades que tem a paisagem cultural mais famosa do mundo: a Torre Eiffel, o Museu do Louvre, o rio Sena. O Rio de Janeiro também tem uma paisagem muito famosa: o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o samba, e por ai vai...”, disse. Porém Munhoz faz um alerta: “Se a gente não abrir o olho, vai colocar paisagem cultural em tudo. Por exemplo, a horientalização das cidades está tirando um pouco essa paisagem”, resaltou.


Nesta sexta-feira (22), último dia de evento, Munhoz propôs para aos participantes do mini-curso que eles componham a paisagem cultural do Piauí, onde cada um deverá trazer elementos que caracterizem nosso Estado, formando assim um mosaico da identidade piauiense.


Neusa Maria Bezerra Mota, Mestre em Engenharia Civil e Doutora em Geotecnia, que está ministrando o minicurso Patologias das Construções, esclarece que esse tema está intimamente ligado à qualidade da construção, embora esta tenha avançado muito e continue progredindo cada vez mais, os casos patológicos não diminuíram na mesma proporção, embora seja verdade que a diminuição seja razoável. “Realmente, as lesões ou enfermidades nas estruturas são fenômenos tão velhos como os próprios edifícios. Na Mesopotâmia, há quatro mil anos, o Código de Hamurabi já assinalava cinco regras para prevenir defeitos nos edifícios, sendo pois o primeiro tratado conhecido sobre Patologia na Construção”, explicou.


AGENDA CULTURAL -  A XIV Fecon tem, paralelamente ao congresso, uma feira com novidades tecnológicas, produtos e serviços. Um pátio grandioso com toda a estrutura foi reservado para receber o público para visitar os espaços projetados pelos organizadores. Todos os dias do evento, os participantes também têm a agradável companhia de artistas que cantam e tocam ao vivo. Nesta quinta-feira, a atração foi Ostiga Jr. Nesta sexta-feira, a atração será Dandina e banda, a partir das 18 horas. A Fecon também tem uma agradável praça de alimentação com bebidas e lanches. Mais informações: www.feconpi.com.br


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais