Cidadeverde.com

Movimentos se preparam para o dia da consciência negra no Piauí

Imprimir

Com a aproximação do dia da consciência negra os movimento de negro do Piauí se organizam para que a data, o 20 de novembro, não seja apenas uma data comemorativa, mas também símbolo de luta contra o racismo e preconceito religioso no país. 


 
Com pouco espaço no conteúdo programático do ensino didático nas escolas, os movimentos se organizam para tentar suplantar este fato trazendo atividades culturais e palestras sobre a história dos negros e negras no país e relembrar os heróis negros do país. Os principais homenageados nas escolas são Zumbi dos palmares, Chica da Silva, escrava Anastácia, esperança Garcia.  
 
O professor, pesquisador e articulador das comunidades de terreiro no Meio Norte do Brasil, Antônio Cruz, pontua que hoje os negros têm mais espaços na mídia e na sociedade, porém o movimento quer mais.
 
“Queremos ter a liberdade de usar nossos turbantes, nossas guias e colares, nossa roupas afro de maneira que não sejamos encarados como demônios, por outros grupos sociais ou religiosos. Porque vivemos e habitamos em um país laico”, reforça o Professor.
 
Antônio Cruz problematiza que os governos têm que agir a dar mais suporte às comunidades negras e quilombolas do estado, através de políticas públicas que inclua o negro e a negra na saúde, no transporte, nas políticas de habitação e educação. “A nossa maior dificuldade é com o transportes e habitação. É difícil, nós de comunidades de terreiro e quilombola nos locomovermos para os diferentes lugares”, afirma Antônio. 
 
Calendário de eventos
19 de novembro em Monsenhor Gil: na unidade escolar Dr. Noronha Filho haverá noite afro com grupos de dança afro e terreiros para mostrar o valor da caluniaria afro, como faz parte do contexto histórico colonial.
24 de novembro em Demerval Lobão: tenda espírita de umbanda santa Bárbara, bairro multirão, noite cultural afro com grupos de danças e culinárias e manifestações das entidades de Luz e orixás.
25 de novembro em Monsenhor Gil: noite cultural afro na unidade escolar Basílio de Abreu, anexo da unidade escola Dr. Noronha Filho.

Sarah Fontenelle (Especial para Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais