Cidadeverde.com

Corinthians tenta se livrar da pedra no sapato em 2010: o Flamengo

Imprimir
Flamengo e Corinthians se enfrentarão pela quarta vez em 2010 nesta quarta-feira, às 22h, no Engenhão. Os paulistas venceram as duas partidas disputadas no Pacaembu, os cariocas fizeram valer o mando de campo no Maracanã. Porém, apesar da vantagem estatística para o time do Parque São Jorge, a lembrança mais marcante no ano do centenário, até o momento, é de derrota. Mais especificamente a eliminação da Libertadores, em jogo que o Corinthians venceu, mas não levou.



No dia 5 de maio, Ronaldo passava por cima de uma atuação ruim sob forte chuva no Rio, provocado e ofendido à exaustão pelos flamenguistas. No primeiro gol, estava a postos para mandar para a rede, se David não fizesse o gol contra antes. Marcou o segundo de cabeça. Mas a entrada de Kléberson e um passe preciso para Vágner Love no início do segundo tempo deram aos cariocas o gol que não garantia a vitória, mas sim as lágrimas dos rivais. A partir daquele momento, restava apenas o Brasileiro no centenário corintiano. E, novamente, o Flamengo está no caminho para a taça.

Luxemburgo esconde a escalação

A vontade de repetir a dose, não o placar, fica clara em atitudes no Ninho do Urubu. Vanderlei Luxemburgo, pela primeira vez, se recusou a confirmar o time. Fechou o treino, alegou ter decisões a tomar e, com um sorriso no rosto, jurou ter dirigido apenas uma atividade de "dois toques". Val Baiano pode, ou não, aparecer no lugar de Deivid, vaiado contra o Vasco. Kléberson pode, ou não, ceder seu lugar a Correa, que volta de suspensão. O personagem da classificação em São Paulo vem sendo sistematicamente substituído por Luxemburgo e o técnico não quer nem ouvir falar de revanche.

"Isso é coisa que especulam fora do campo. Mas para quem está aqui não tem nada disso. É um grande jogo, um clássico contra o Corinthians, o tipo de partida que todo jogador gosta de disputar, então já estão muito motivados", disse. "Não preciso dar o time hoje (terça-feira), pois ainda estou analisando os vídeos e tenho decisões a tomar. Isso tem de ser respeitado. Fiz um treino de dois toques, não sou o Mandrake, o Doutor Silvana", brincou o treinador, se referindo ao mágico e ao cientista louco dos quadrinhos.

Corinthians tenta repetir primeiro turno para dormir líder

O objetivo do Corinthians em mais um reencontro é não deixar a má lembrança interferir na disposição dos jogadores. O técnico Tite reconhece que aquela saída prematura do torneio ainda machuca o torcedor, mas pede para que essa dor seja deixada de lado no campo e que os atletas só pensem na possibilidade de serem campeões brasileiros.

“A rivalidade fica, sim, marca. Não dá para esquecer o jogo que fez, mas dá para saber qual é a ambição do momento. Você não esquece, mas o objetivo maior agora é o Brasileiro”, disse o treinador, que estava desempregado em maio, na data da partida que eliminou o Corinthians.

Como no confronto do primeiro turno deste Brasileiro, no Pacaembu, no dia 8 de agosto, o Corinthians venceu por 1 a 0, a expectativa é reeditar o resultado, desta vez, na casa do rival. Se vencer, o time assume a liderança do Brasileirão, mesmo que de forma temporária. Com 53 pontos, o Corinthians está um atrás de Fluminense, que recebe o Grêmio nesta quinta-feira, e Cruzeiro, que tem um jogo teoricamente fácil contra o praticamente rebaixado Prudente no sábado. O Flamengo, por sua vez, vê a zona de rebaixamento a quatro pontos de distância e precisa somar para respirar.
 
Ronaldo deverá sofrer novas provocações com travestis

Para tentar uma nova vitória, o Corinthians contará com Ronaldo, escalado para a terceira partida seguida, e que novamente deverá ser provocado pelos cariocas. Torcedores do Flamengo prometeram, como fizeram no primeiro jogo da disputa na Libertadores, levar travestis ao Engenhão. Mas não foi só. Também houve uma tentativa frustrada, na noite de terça-feira, de hospedar um travesti no hotel que serve de concentração para a equipe no Rio. O estabelecimento não aceitou a reserva, segundo informaram os torcedores.

O entrosamento é outra arma. Apenas pela terceira vez no campeonato o time titular que iniciará a partida será o mesmo da rodada anterior. “Fiquei feliz com o desempenho do time, não sofreu gol pelo segundo jogo seguido. É esse o espírito de equipe que serve para chegar bem lá na frente”, disse Tite.

O treinador não quis comentar sobre a possibilidade de o jogador ter de enfrentar provocações com travestis no estádio e na concentração. “Esse tipo de assunto eu não trato, nem considero”, disse. O treinador considera, contudo, que a simples presença de Ronaldo poderá ser fundamental para que o time continue sua recuperação. “É importante tê-lo, vê-lo voltando para marcar querendo ajudar o grupo. Ele é especial”.

Luxemburgo prefere não cutucar a fera, mas brincou ao ser indagado se teria medo de enfrentar Ronaldo: "Medo? Ele é até bonitinho, engraçadinho". Cara feia mesmo o técnico só fez quando questionado sobre as condições do Engenhão, que dificilmente receberá um grande público nesta quarta-feira, com a partida marcada para 22h. "O Rio não se preparou para perder o Maracanã. A Copa do Brasil ficou muito boa para a política tirar proveito", reclamou.

Duelo de invictos

Ronaldo, que este ano fez apenas cinco jogos no Brasileirão, ainda não perdeu. Assim como Luxemburgo, invicto nas suas quatro partidas a frente do Flamengo. Perguntado sobre esse “confronto de invictos”, Tite, obviamente, disse preferir que Ronaldo continue assim, sem ser batido. “Tomara que ganhe o Ronaldo”, disse. O atacante esteve em campo nas vitórias contra Atlético-PR (na primeira rodada), Vitória e Palmeiras e nos empates contra Atlético-PR (no segundo turno) e Guarani. Já Luxa, em quatro jogos, tem duas vitórias e dois empates.

FICHA TÉCNICA - FLAMENGO X CORINTHIANS

Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 27 de outubro de 2010, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Altemir Hausmann (FIFA/RS) e Roberto Braatz (FIFA/PR)

FLAMENGO: Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Welinton, David e Juan; Maldonado, Willians, Kléberson (Correa) e Renato; Diego Maurício e Deivid (Val Baiano)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Bruno César; Iarley e Ronaldo
Técnico: Tite


Fonte: IG

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais