Cidadeverde.com

Correia Lima volta espontâneamente após passar a noite fora do presídio

Imprimir
Após um dia de polêmica, o ex-coronel José Viriato Correia Lima voltou de forma espontânea para a Penitenciária Mista de Parnaíba às 17h30min desta quarta-feira (27). No primeiro dia de benefício do regime semiaberto, o acusado de comandar o crime organizado no Piauí nos anos 1990 passou a noite fora da prisão, o que poderia ocorrer em suspensão da vantagem a ele concedida de deixar a cadeia durante o dia.

Francisco Magalhães/Cidadeverde.com

A informação foi confirmada pelo capitão Gerson Reis, diretor do presídio no litoral do Estado. Pela manhã, ele informou que, no primeiro dia de soltura no regime semiaberto, a penitenciária concede o direito de dormir com a família a todos os internos. O juiz José Ribamar Oliveira e Silva, que concedeu a progressão do regime, acredita em falha de comunicação, e enviou ofício para reafirmar que Correia Lima não pode passar a noite fora da prisão sem sua autorização. 

Correia Lima conseguiu na Justiça o direito por ter bom comportamento e já cumprido quase 11 anos de reclusão. No entanto, ele precisa comprovar ainda que trabalha durante o dia para poder continuar fora da cadeia. Se progredir positivamente, poderá ganhar liberdade condicional. Do contrário, regredirá para o regime fechado. A atividade laboral do condenado, segundo o advogado Leôncio Coelho, poderá ser pastor evangélico.

Além de indisciplina, outra possibilidade do ex-coronel retornar para a prisão em definitivo é o julgamento do Caso dos Queimados, como ficou conhecida a morte de pessoas no povoado Taboca do Pau Ferrado, em Teresina. Correia Lima seria o mentor intelectual. Outras cinco pessoas são apontadas como responsáveis. O Tribunal Popular do Júri deve analisar a situação em dezembro.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais