Cidadeverde.com

Desabrigados ocupam 44 casas inacabadas no residencial Prado Jr

Imprimir

44 casas do residencial Prado Júnior, localizado no bairro Nova Teresina II, foram ocupadas por desabrigados no último final de semana. A maioria das habitações não estão sequer acabadas e seriam destinadas a pessoas cadastradas em programas através da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH).

Fotos: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com



Os invasores afirmam que ocuparam os imóveis porque não têm onde morar e denunciam que muitos dos beneficiados vendem suas casas após receberem. A situação revolta os ocupantes.


Crianças levam objetos como cadeiras para as casas ocupadas.



A dona de casa, Dalva Ferreira da Silva, 33 anos, é uma das ocupantes juntamente com a irmã mais seis crianças. Elas estão em um imóvel desde a noite do último sábado. “Eu fiz a inscrição na ADH há cinco meses e nunca recebi a minha casa. Fui despejada e não tinha para onde ir. Existiam essas casas desocupadas e eu vim para cá”, declarou.


Dalva e seus três filhos estão numa casa quase sem móveis.



A invasão foi incentivada pelos líderes comunitários da região. Segundo um dos presidentes da Associação dos Moradores do Nova Theresina II, Ronaldo Marques, a ocupação das residências inacabadas é uma forma de protesto. Os imóveis chegam a ser vendidos a preços entre R$ 15 e 20 mil.


Ronaldo diz que ocupação foi forma de chamar atenção das autoridades.



“O que nós queremos é chamar atenção, porque as pessoas que ganharam as casas aqui estão vendendo. Eu acredito que de 100 casas pelo menos 90 já foram vendidas. A ADH faz um cadastro mal feito e isso acontece desde o começo do conjunto. Um dia após a entrega das primeiras 27 casas pelo governador Wellington Dias, já existiam placa de vendas”, afirmou Ronaldo Marques.



Dezenas de famílias estão ocupando os imóveis



Os imóveis ocupados estavam vazios e inacabados, sem energia e água. Eles realizam ligações clandestinas pelo residencial.

O grupo de ocupantes é formado em sua maioria por mulheres com várias crianças.


ADH


A presidente da ADH, Ana Lúcia Gonçalves, informou ao Cidadeverde.com que foi ao residencial na última segunda-feira e está ciente do problema. Ela afirma que a agência irá tomar providências para evitar a especulação dos imóveis.


"Vamos fazer um levantamento da situação das famílias e algumas das que fizeram parte da ocupação podem ser incluídas no próximo conjunto do Nova Theresina. A família que faz especulação dos imóveis tem condição de acessar o mercado. Por isso vamos tomar medidas concretas e não vamos nos omitir", disse.




Ela afirmou ainda que pretende acionar o Ministério Público para conseguirem identificar as pessoas que vendem seus imóveis após recebê-los e que ADH iniciará nesta quarta um estudo sobre o caso.

Flash de Carlos Lustosa
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais