Cidadeverde.com

Hulkenberg surpreende em Interlagos e crava pole para a Williams

Novato na temporada pela equipe Williams e cotado para deixar o time ao final da temporada e ceder seu lugar ao venezuelano Pastor Maldonado, o alemão Nico Hulkenberg surpreendeu a todos no treino de classificação para o Grande Prêmio do Brasil e garantiu a pole position ao cravar 1min14s470, quebrando uma série de cinco anos sem a Williams na primeira posição do grid.



“Estou muito emocionado. Eu nem sei o que falar, ainda estou tremendo pela sensação. Foi um grande feito para mim, espero ter mais bons resultados por muitos anos na Fórmula 1”, afirmou Nico Hulkenberg após o treino classificatório.

Favoritos à pole position, os pilotos da Red Bull não conseguiram superar no final o tempo do jovem piloto alemão, mas fecharam o treino de classificação à frente do líder da temporada, Fernando Alonso. Sebastian Vettel conseguiu a segunda posição ao fazer o tempo de 1min15s519, seguido de Webber, que cravou 1min15s637.

Fernando Alonso ficou na quinta colocação com o tempo de 1min15s989, sendo superado pelo inglês Lewis Hamilton no grid. Entre os pilotos brasileiros, Rubens Barrichello foi o melhor e fechou a sessão de classificação em sexto lugar com 1min16s203, enquanto Felipe Massa foi apenas o nono com 1min17s101.
O treino classificatório

A pista molhada no autódromo de Interlagos causou alternância na liderança durante o Q1 com os pilotos ainda tentando se adaptar às condições. Ainda no começo da sessão, o carro do italiano Vitantonio Liuzzi chegou a balançar e quase causou um acidente com o de seu companheiro Adrian Sutil.

A principal surpresa na primeira parte do treino foi a dupla da Williams, que andou sempre na frente com Nico Hulkenberg e Rubens Barrichello. E o polonês Robert Kubica, que já havia sido o melhor na última sessão livre, durante a manhã, se colocou na terceira posição, atrás apenas dos carros da Red Bull.

Sobrinho do tricampeão mundial Ayrton Senna, Bruno Senna teve problemas com o carro da Hispania e fechou a primeira parte do treino na última posição, que será sua colocação de largada na corrida. Lucas Di Grassi também não conseguiu superar seu companheiro de equipe de Virgin e ficou em 22º.

Com o bom acerto do carro da Williams para pista molhada, Barrichello voltou a andar bem na segunda parte do treino e se colocou entre os primeiros colocados. O brasileiro chegou a dar uma escapada da pista, mas não teve problemas para se garantir no Q3.

Já o também brasileiro Felipe Massa passou com dificuldades para a última parte da sessão ao conseguir seu tempo com volta iniciada nos últimos instantes para entrar na décima posição e deixar o inglês Jenson Button fora dos dez melhores carros do grid de largada.

A chuva parou e o Q3 começou a ser disputado já com a pista começando a secar. Os brasileiros não conseguiram bons tempos no início, enquanto o heptacampeão Michael Schumacher voltou a andar bem e chegou a se colocar na segunda colocação. Faltando cinco minutos, todos os pilotos foram para os boxes e trocaram os pneus intermediários pelos slicks.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais