Cidadeverde.com

Provas do Enem terminam neste domingo, após falhas no primeiro dia

Imprimir

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 acontece neste final de semana. A partir das 13h (horário de Brasília) deste domingo (7), acontecem as provas de matemática, linguagens e códigos e redação. Ontem, foi dia de ciências da natureza e ciências humanas.


Hoje, os candidatos terão até 18h30 para responderem às questões. O exame terá duas provas objetivas de múltipla escolha, com 45 questões cada uma, e redação. A novidade este ano serão as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol) na área de linguagens e códigos.A estrutura é a mesma do exame do ano passado.


A prova, que adotou novo modelo no ano passado, vai ser utilizada por pelo menos 24 universidades federais como forma única de ingresso em 2011. O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) será usado por 38, seja para preencher todas as vagas, seja para preenchimento parcial. O sistema deve começar a rodar no dia 20 de janeiro.


O Enem também será usado para certificação de conclusão do ensino médio de jovens e adultos. A prova substitui o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), como já ocorreu no início deste ano. O Encceja, agora, será usado apenas para a certificação de conclusão do nível fundamental.


Falhas no primeiro dia


Gabarito com cabeçalho trocado, erros de impressão no caderno de prova e problemas de trânsito marcaram o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010. O exame foi aplicado das 13h às 17h30 do sábado (6).


Antes de sair para a prova


No almoço no dia da prova, muitos recorrem ao macarrão, que dá energia. Mas há prós e contras. “Claro que não pode fazer um ‘pratão’ de macarrão, que vai dar aquele sono”, diz o professor de psicologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Assis, Paulo Motta. “Para metabolizar esse carboidrato, precisa-se de vitaminas do complexo B. Você pode comer um macarrão e mais uma fonte de fibras, ou uma salada antes, ou uma fonte protéica”, afirma Alexandra Magna Rodrigues, nutricionista do centro de atendimento e apoio ao adolescente da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).


É preciso prestar atenção, também, ao trânsito -que pode ficar complicado em torno dos locais de prova. O candidato deve se programar para sair com antecedência de casa, com tempo para superar um eventual contratempo. Em São Paulo, a SPTrans vai reforçar a frota de ônibus no domingo, e a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar as principais vias da cidade. Se o estudante mora na capital paulista, precisa ficar atento, também, a dois eventos que podem complicar o trânsito: o Salão do Automóvel, em Santana (zona norte), e a corrida de Fórmula 1, em Interlagos (zona sul). Neste último caso, há vias no bairro que estão bloqueadas. Por isso, algumas linhas de ônibus devem ter alterações de itinerário.


Durante a prova


O Inep liberou as “comidinhas” durante a prova. Mesmo assim, nem pense no chocolate. “Existem métodos mais saudáveis que o chocolate, que é fonte de gordura. O ideal é que você tenha fontes de carboidrato. Bolacha integral sem recheio, barra de cereal, ‘cookie’ sem gordura. Fruta seca ou mesmo uma fruta natural”, enumera a nutricionista.


Segundo Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa, o principal fator de "perda de pontos" no exame é a falta de atenção na leitura dos enunciados, de acordo com pesquisa feita no cursinho. Uma leitura desatenta leva à escolha da alternativa errada, uma vez que, em boa parte das questões, a resposta já está dada na própria pergunta.


O segundo fator de perda de pontos na prova, também ligado ao cansaço, é a distração na hora de fazer cálculos. Erros por falta de conhecimento, no Enem, ocorrem com menor frequência, afirma Carvalho.


Fonte: Uol

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Enemprovas