Cidadeverde.com
Geral

Lésbicas negras fazem primeiro encontro no Piauí neste mês

Imprimir

No mês da Consciência Negra, lésbicas de vários municípios do Estado se reunirão em Teresina, no periodo de 13 a 15 de novembro, no 1º Encontro Piauiense de Lésbicas Negras.


O objetivo do encontro é discutir as discriminações motivadas por raça, gênero e orientação sexual. Carmen Ribeiro, organizadora do evento, explica que a mulher negra lésbica sofre tripla discriminação. "Ser lésbica já é muito difícil em nosso país. Imagine se essa lésbica é também negra e de periferia, como é o meu caso. O preconceito é, sim, potencializado e isso precisa ser discutido", pontua a militante.


A programação do encontro contempla temas como "Saúde das Lésbicas Negras" e "Mulher e mídia". O evento é organizado pelo Coletivo Nacional de Lésbicas Negras, com o apoio do Matizes e da Liga Brasileira de Lésbicas.


Confira a programação


13 de novembro de 2010

9h – Solenidade de abertura  
9h30min – O que é Candaces? - Carmem Lucia Ribeiro (Candaces/Matizes/LBL) e Maria Fatima Silva (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces)
10h - A Historia das Lésbicas Negras no Brasil - Maria Fatima Silva -(Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) e Carmem Lucia Ribeiro(Candaces/Matizes/LBL)
12h – Almoço
14h30min –  Palestra: A imagem da Mulher Negra na Mídia – Biá Boakari (Jornalista – Editora do Caderno Torquato/ Jornal O Dia)
16h– Debate – Racismo, Machismo e Lesbofobia: o que essas violências têm em comum?
21h – Festa - Dê Bandeira: viva seu amor sem medo! - Local: Bar Cantinho do Biela

14 de novembro de 2010
 
9h – A Força da Mulher nas Religiões de Matriz Africana (Maria Fatima Silva – Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) 10h30min – Palestra: É possível uma educação não-racista, não-sexista e não lesbofóbica? – Rosário Bezerra (Mestra em Educação – Vereadora/PT)
12h30min – Almoço
14h30min – Debate - A Saúde das Lésbicas Negras - Debatedoras: Verônica Lourenço (CANDACES/LBL) e Rosangela Castro (Grupo de Mulheres Felipa de Sousa/Candaces) 
16h30min – Debate - Violência contra lésbicas e entre lésbicas: uma conversa entre nós - Debatedoras: Anísia Teixeira (LBL/PI) e Lara Sulamita (Grupo Matizes)  

15 de novembro de 2010
9h30min – Oficina: O fortalecimento da identidade negra – Facilitadora: Artenilde Silva (Grupo Afoxá)
11h – Roda de diálogos – O que é Consciência Negra? - ( Coisa de Nego)
9h - Show: Claudia Simone e Banda -  Lançamento do DVD Literato Cantabili, gravado através do Projeto "Canta Piauí" - TV Assembléia - Local: Palácio da Música - entrada franca 



Da Redação
[email protected]

Imprimir