Cidadeverde.com

Adversário pede cassação de prefeita de Dom Expedito Lopes

A coligação “O progresso continua” encabeçada pelo candidato José Belo (PSB), da cidade de Dom Expedido Lopes, entou com ação nesta quarta-feira (10) pedindo  a cassação do diploma da prefeita Francisca Ivete do Nascimento Lima (PRTB). A eleição suplementar aconteceu no último domingo, 07, e foi marcada por denúncias.

Segundo o coordenador da coligação derrotada, vereador Écio Flávio (PSB), hoje está sendo contratado um escritório de advocacia para formalizar a denúncia e pedido de cassação na 62ª Zona Eleitoral e Picos.



“A ação será baseada em três fatos acontecidos no dia da eleição e que estão documentados. O primeiro deles é compra de voto; o segundo a coação de seguranças da coligação da candidata Francisca Ivete a eleitores na tentativa de impedi-los de votar; e a terceira é a prisão do comerciante Dé Dantas por transporte ilegal de eleitores. Ele é sobrinho do marido da candidata eleita”, disse Écio Flávio.

Ainda de acordo com a denúncia formalizada, a compra de votos ficou caracterizada pela detenção do cabo eleitoral Adair Andrade Miranda em flagrante ao tentar reaver a quantia de R$ 1 mil que seria fruto da compra do voto do lavrador Maciel Rodrigues dos Santos.



“Seu Maciel tinha recebido o dinheiro para arrancar os cartazes com a foto do candidato Zé Belo das paredes de sua casa. No lugar ele devia colocar as da cândida Ivete, só que ele não tirou os cartazes e nem colocou os novos. A polícia apareceu no local e o cabo eleitoral foi detido. Os R$ 1 mil encontram-se em poder da polícia e a disposição da justiça eleitoral”, conta Écio Flávio.

A candidata Francisca Ivete do Nascimento Lima venceu as eleições com a diferença de apenas 13 votos. Ela teve um total de 2.578 (49,72%) contra 2.565 (49,47%) de José Belo. O terceiro colocado, Jôfram Santos Moura (PT), obteve 42 votos (0,81%). Foram registrados ainda 39 votos em branco e 185 votos nulos.

A reportagem do Cidadeverde.com tentou contato com a prefeita eleita Francisca Ivete  para ouvir sua versão sobre os fatos, mas não obteve êxito.


Adriana Cláutenes Lemos (Especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais