Cidadeverde.com

UFPI divulga nota de apoio ao Enem e diz que não haverá prejuízo a alunos

Imprimir
O reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Luís Júnior, divulgou nota de apoio ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no qual considera o sistema “como sendo o mais justo e democrático acesso às instituições federais de ensino superior”.

A Ufpi foi uma das primeiras universidades a aderir ao Exame como forma de ingresso à sua universidade. 50% das vagas são disponibilizadas para os alunos classificados pelo Enem.


A Universidade admite que a maneira como o Enem tem sido feito está em processo de consolidação e precisa de uma logística mais aperfeiçoada, mas acredita que é um mecanismo legítimo de inclusão ao Ensino Superior. 

A nota é finalizada enfatizando o apoio da Instituição ao ministro da Educação, Fernando Haddad. “(...) As falhas (..) não comprometem a credibilidade e a competência do ministro Haddad, parceiro fundamental e de primeira hora da Universidade Federal do Piauí”, destaca. 

Confira a nota na íntegra:

"A Universidade Federal do Piauí, integrante do primeiro grupo que aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio, vem a público manifestar sua confiança no modelo do processo seletivo, como sendo o mais justo e democrático acesso às instituições federais de ensino superior.

O Exame já demonstrou ser um instrumento positivo de seleção. A prova é que, de um ano para o outro, muitas instituições adotaram o exame como forma de ingresso, perfazendo um número significativo.   

É fato que o Enem está em processo de consolidação e que, um exame com essa envergadura, envolvendo milhares de estudantes, carece de uma logística realmente complexa, que precisa ser aperfeiçoada. Não há dúvidas, porém, de que se trata de um mecanismo legítimo de inclusão no ensino superior, uma vez que as universidades aderiram ao processo através da decisão de seus Conselhos Universitários, órgãos deliberativos formados por todos os seguimentos da comunidade acadêmica.

A UFPI acredita que serão apurados os fatos e que, com seriedade, serão resolvidos os problemas identificados, sem prejuízo para os alunos. Assim, o novo Enem
continuará avançando e se consolidará como instrumento de acesso às
universidades e de balizamento para o ensino fundamental e médio.

Fica aqui o nosso apoio ao Ministro da Educação Fernando Haddad. Seu trabalho, compromisso e empenho tem sido um dos fatores decisivos para o fortalecimento do ensino superior público e de qualidade que o país vem experimentando nos últimos anos. Temos a convicção de que as falhas apresentadas durante a realização do Enem, já reconhecidas pelo Ministério da Educação, não comprometem a credibilidade e a competência do ministro Haddad, parceiro fundamental e de primeira hora da Universidade Federal do Piauí". 

Matérias relacionadas:
MEC elimina candidatos que usaram Twitter durante as provas do Enem 
PF investiga suposto vazamento do tema da redação do Enem 
Justiça Federal veta a divulgação do gabarito oficial da prova do Enem 
Ministro diz que não há 'razão objetiva' para cancelar Enem 
Após a comprovação de erro Justiça Federal no Ceará suspendeu o Enem 
Enem: Alunos prejudicados devem procurar INEP para nova chance 
Justiça Federal do CE manda Inep suspender Enem em todo o país 
Estudantes prejudicados pela prova amarela poderão refazer Enem 
Gabarito oficial do Enem será divulgado nesta terça-feira, diz Inep 
Problemas de impressão no ENEM deixam os candidatos preocupados 
MEC ameaça processar alunos por comentários de prova no Twitter 
Erro de impressão é motivo para anular prova do Enem,diz OAB 
Provas do Enem terminam neste domingo, após falhas no primeiro dia 
Alunos detectam erro em cabeçalho do gabarito e nas provas do Enem 




Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Ufpienemnota