Cidadeverde.com

Vereadores se chocam com as 200 macas no HUT e pedem intervenção

Imprimir

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores ameaça pedir uma intervenção federal no Hospital de Urgências de Teresina (HUT). Eles concluíram a visita que fizeram na manhã de hoje (17) e ficaram impressionados com os mais de 200 pacientes encontrados em macas nos corredores do hospital.


Fotos: Thiago Amaral



A vereadora Teresa Britto (PV) diz que é uma situação de calamidade pública. Ela afirma que vai tentar agora tentar um encontro com o ministro José Gomes Temporão, que chega a Teresina para lançar a Campanha Nacional contra a Dengue.





A Comissão é formada por Teresa Britto, R.Silva e Luiz Lobão. Eles passaram quase uma hora no interior do HUT. Teresa disse a intervenção é necessária. "O hospital está superlotado. Tem locais que parece um sanduíche. Até fazer a higiente está impossível", comentou.





R.Silva constatou que os pacientes estão demorando mais de 40 dias para serem atendidos, principalmente aqueles que precisam de cirurgias de alta complexidade.


A comissão vai visitar o HGV, o HPM, a maternidade Evangelina Rosa e o Hospital Natan Portela para saber se eles podem aumentar o atendimento para desafogar o HUT.





Luis Lobão classificou a situação como uma bola de neve e disse que é preciso estruturar os hospitais regionais e municipais do Piauí.


O médico Gilberto Albuquerque, diretor do HUT, disse que hoje o hospital atende 500 pacientes internados, sendo 300 em leitos e 200 em macas e cadeiras de rodas.





"Não há necessidade de intervenção, mas precisamos estruturar as redes estaduais, já que 52% dos atendimentos no HUT são de pacientes do interior, sendo 18% do Maranhão, e somente 30% são de Teresina", explicou.


Matérias relacionadas

HUT:Sindicato denuncia morte de pacientes em corredores
Vereadores de Teresina visitam HUT e denunciam superlotação ao MPE
Mutirão não resolverá problema de lotação no HUT, diz diretor do HGV



Flash de Yala Sena (direto do HUT)
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais