Cidadeverde.com

Para professores, questões do Psiu seguiram padrão mais “técnico”

Imprimir

Os professores Nilton Ferreira (Redação), Clegivaldo Leal (Física), Tasso Adriano (Biologia) e Jurandir Filho (Química) avaliam como positivo o último dia de provas do Programa Seriado de Ingresso à Universidade (Psiu). Na oportunidade, durante debate no Jornal do Piauí desta quarta-feira (15), os docentes criticaram o caráter “técnico” das questões.

Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com


“O nível estava bom. Bastante competitivo. Entretanto, acredito que faltou figuras e textos melhor elaborados explicando o direcionamento de cada questão. Na prova da primeira etapa tivemos até um quesito que tinha como resposta a data de nascimento de um famoso cientista. Nesse ponto, esperávamos mais”, analisa o professor de biologia, Tasso Adriano.


O professor de física, Clegivaldo Leal, também lamentou a fuga da interpretação das questões. Entretanto, para ele, esse deslize não atrapalhou a despedida do processo seletivo. O docente iniciou, ainda, a discussão e especulação pelo novo modelo a ser adotado pela Universidade Federal do Piauí como vestibular.

“Agora inicia a pior parte: aguardar o resultado sair. Contudo, já estamos reunindo nossa equipe pedagógica para focar os trabalhos na preparação do ano letivo 2011. De cara, podemos dizer, que estaremos planejando a maior carga horária do ensino médio do Piauí. Precisamos apenas saber como será o novo vestibular”, antecipou.


Os alunos inscritos no Psiu 2010 realizaram nesta quarta-feira (15) as provas de conhecimentos específicos e redação.  O tema da prova discursiva foi a relação do jovem com a internet e, de acordo com avaliação do professor Nilson Ferreira, também deixou a desejar, dessa vez, por ser subjetiva demais.

“Pelo que ouvimos dos alunos, até o momento, podemos concluir que a proposta foi aberta demais. O estudante se deparou com uma infinidade de direções possíveis de serem exploradas. Bastas aguardar agora a liberação da prova oficial e perceber, ou não, a existência desse erro”, afirmou o professor.


Avaliação sobre novo vestibular
O professor de química, Jurandir Filho, opina que o novo processo seletivo terá como problema a questão de logística. “Acredito que o Enem seja a prova ideal: bem elaborado, competitivo. Entretanto, a distribuição das provas é bem complicada e pode facilitar problemas como vazamento das provas e fraude”, disse.


Lívio Galeno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais