Cidadeverde.com

Antônio José critica Lula e vota por derrubada do veto à lei do Pré-Sal

Imprimir
O veto ao projeto que divide os royaltes de pré-sal dado pelo presidente Lula na noite de ontem (22) gerou insatisfação inclusive de seus aliados políticos, como o deputado federal Antonio José Medeiros (PT). Ele declarou voto favorável pela derrubada da decisão.

Thiago Amaral/Cidadeverde.com

“O Lula deveria fazer uma Medida Provisória apresentando propostas que favorecem toda a Federação”, afirmou o deputado em entrevista ao Jornal do Piauí na tarde desta quinta-feira (23). O parlamentar considera que é preciso elaborar um regimento para negociação o mais rápido possível, porque o veto será derrubado pelos demais componentes da casa. “Eu sou um dos que votaria a favor de derrubar o veto”, confessa.


Ministérios 
Antonio José garante que o PT do Piauí tem sim representatividade nacional, mas que isso não tem influência sobre a escolha do ministério Dilma. “Não são os estados que lançam os ministros, e sim os partidos e os grupos políticos. Não foi o Maranhão que emplacou dois ministros, mas o grupo político do Sarney”, declara. 

O deputado avalia que a motivação petista para o governo Dilma vai além da disputa por cargos. “Nós defendemos a democracia socialista e vamos atuar nesse governo direta ou indiretamente. E isso não depende de cargos ocupados”, afirma.
 

Mercosul
Antonio José Medeiros informou que a representatividade brasileira junto ao Mercosul está em pauta no Congresso para 2011, mas ainda apresenta divergências. “Existe uma confusão no entendimento sobre a eleição, por isso ainda não houve a decisão por escolha direta ou indireta”, declara.
 
Até dezembro de 2010, cada país componente do Mercosul podia eleger 18 representantes. Com o novo regulamento, somente o Paraguai e Uruguai permanecem com 18. A Argentina passa a ter 23 e o Brasil será o país com o maior número de representantes, podendo eleger 37 membros.
 
A confusão no Congresso deve-se ao fato do regimento não permitir acúmulo de cargos. Ou seja, a representação que antes era feita por parlamentares eleitos em comissão dentro da Casa, perde legitimidade.
 
A proposta é que em 2012, junto com as eleições para prefeitos e vereadores, também seja eleita a representação brasileira no Mercosul. “A pauta será discutida apenas no próximo ano. Mas já podemos adiantar que será respeitada a eleição direta”. O problema, segundo o deputado, é o que fazer até lá. “Como não pode haver acúmulo de cargos, e as eleições serão realizadas somente em 2012, se o Congresso não formular uma forma que valha a eleição indireta o país pode ficar sem representantes no Mercosul”, declara.
 
Com as eleições diretas realizadas a partir de 2012, além de escolher prefeito e senador, o cidadão também deve votar na chapa que irá representar o país no Mercosul. Essa chapa é formada pelas comissões nacionais dos partidos. Cada partido escolhe seu representante na composição da chapa. A apuração será feita proporcionalmente, se acordo com o número de votos de cada chapa.

Flalrreta Alves (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais