Cidadeverde.com

Eletrobrás Piauí: 137 mil pessoas com dívidas terão luz cortada

Imprimir

A campanha de negociação de dívidas de consumidores com a Eletrobras durou quatro meses. Dos R$ 100 milhões que os consumidores deviam à Eletrobras, a empresa conseguiu recuperar R$ 30 milhões. Ainda são 137 milhões de contas com mais de 3 meses de dívida.


Dos 145 mil consumidores que deviam, apenas 7.354 procuraram a empresa para renegociar. Segundo o assistente da diretoria comercial, Armando Gayoso, foram disponibilizadas vantagens como descontos de 50% em multas e juros e parcelamento esticado em até 120 meses.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com




Quem não procurou a negociação, sofrerá as punições previstas pela Aneel, agência reguladora do setor. Essas punições passam pela inclusão do nome do consumidor no Serasa e o corte da energia.


"A partir do atraso do pagamento de uma conta o nome é colocado no SPC e é passível de corte. A política de corte continua normalmente. As equipes vão até as residências e comércios em um primeiro momento tentar uma conversa para que a pessoa compareça para negociar. Se ela se negar, o corte é feito", declarou Gayoso em entrevista ao Jornal do Piauí, acrescentando que estão sendo cumpridas 500 ordens de corte a cada semana.





Prefeituras


Porém, os maiores devedores ainda são as prefeituras, segundo Antonio Gayoso. Durante quase todo o ano passado a campanha de renegociação com essas instituições ficou em aberto.


Neste momento, o acordo que foi firmado com as prefeituras, intermediados pelo Tribunal de Justiça, está em andamento. "Os questionamentos das prefeituras estão sendo analisados. Estamos executando o acordo, a maioria assinou e ainda estamos desenvolvendo essa negociação", explicou.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais