Cidadeverde.com

Construção Civil prevê a criação de 100 mil novos empregos em 2011

Imprimir

A indústria da construção civil vai crescer 11% este ano e superar a previsão de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) setorial feita pelo próprio segmento. A expectativa de crescimento foi apresentada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Teresina (Sinduscon Teresina).



O índice de crescimento do setor, se confirmado, será o maior dos últimos 20 anos, cerca de três pontos percentuais acima da estimativa original do setor. “O ano de 2010 é um ano que vai deixar saudades”, disse presidente do Sinduscon Teresina, Andrade Júnior. “Este crescimento é recorde.”

A diretoria do Sindicato acredita que o resultado será consequência, principalmente, da expansão do crédito e dos investimentos em infraestrutura.

Só o crédito habitacional, por exemplo, deve fechar o ano com mais de R$ 70 bilhões ofertados, em comparação a de R$ 55 bilhões em 2009. Já as obras de infraestrutura são, em grande parte, iniciativas do Poder Público intensificadas pelo período eleitoral.

“O ano eleitoral tem um impacto na construção”, reconheceu Andrade Júnior. Já o Piauí fecha o ano com 1 bilhão de aplicações na área da Construção Civil. Atualmente, o Estado aplica cerca de 6,5 milhões no setor, o que está gerando mais de 62.500 empregos diretos.

O desempenho recorde da construção civil impulsiona também a geração de empregos no setor. O Sinduscon estima que mais de 100 mil empregos formais serão gerados na construção civil até o fim do ano. Só entre janeiro e outubro, o número de empregos abertos pelo setor foi 15,1% maior que o do mesmo período do ano passado.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais