Cidadeverde.com

Lideranças tentam reestruturação da Pastoral Negra no Piauí

Imprimir
Os piauienses que formavam a Pastoral Negra no Estado nas décadas de 1980 e 90 se reuniram nesta quarta-feira (12) com o objetivo de reestruturar a entidade. O encontro aconteceu no centro Zumbi dos Palmares, em Teresina.
 
Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

De acordo com Conceição Silva, a decisão veio a pedido da executiva nacional. “Tivemos a presença do Bruno Coelho, coordenador nacional da pastoral, e ele nos mobilizou para que voltássemos aos trabalhos e as políticas públicas da pastoral", afirmou.
 
A Pastoral Negra surgiu através da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica. Desde sua fundação, atuou também no Piauí através de políticas públicas na formação de identidade negra e contra o racismo.
 

No ano de 2004, a pastoral deixou de funcionar no Estado. A sala que antes era ocupada pelos membros no Centro Pastoral Paulo VI passou para outros ativistas.
 
Além da reestruturação, mais uma bandeira da pastoral para o ano de 2011 é o diálogo ecumênico. “Antes tínhamos o apoio da CNBB. Depois que nos desvinculamos perdemos um pouco do espaço, mas ainda buscamos o apoio e parceria da Igreja Católica”, explica Conceição.
 

O bispo de Teresina, Dom Sérgio da Rocha, já se colocou a disposição para ajudar na reestruturação da pastoral. “Estamos em reunião para fazermos uma avaliação e traçarmos as metas para esse ano”, conclui Conceição Silva, que continuará entre as coordenadares da pastoral.

Flalrreta Alves (especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais