Cidadeverde.com

Planalto divulga fotografia oficial da presidente Dilma Rousseff

Imprimir

O Planalto divulgou hoje a foto oficial da presidente Dilma Rousseff, que substituirá a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em prédios da administração pública federal.



A sessão de fotos ocorreu no dia 9 de janeiro, um domingo, no Palácio do Alvorada, futura residência de Dilma.

Na foto, podem ser vistas as árvores da frente do Alvorada. A sessão durou cerca de uma hora e meia e foi feita pelo fotógrafo oficial da Presidência, Roberto Stuckert Filho.

Maquiada pelo cabeleireiro Celso Kamura e com um blazer creme --diferente da roupa usada na posse--, Dilma fez questão de escolher a foto final que será usada pelos próximos quatro anos.


Momento histórico

Um dos símbolos do poder presidencial, o retrato oficial também revela aspectos do momento histórico e da personalidade do ocupante do cargo.

 

Dilma Rousseff optou por ser fotografada na frente do Palácio do Alvorada. Maquiada pelo cabeleireiro Celso Kamura, a presidente veste um blazer creme e usa brincos de pérolas.

 

A ideia de fotografar em um ambiente externo foi o ex-presidente Lula no seu segundo mandato.

 

No primeiro mandato, por sugestão do então ministro da Secom, Luiz Gushiken, e do secretário de Imprensa, Ricardo Kotscho, Lula não usou a faixa presidencial.

 

Fernando Henrique Cardoso trocou o caído fundo azul do retrato do primeiro mandato por uma foto em frente a uma estante de livros da biblioteca do Alvorada.

 

De José Sarney, o que mais chama atenção é o fato da foto parecer uma pintura. O bigode e o cabelo estavam mais brancos do que atualmente.

 

Itamar Franco, também sem faixa, parece um pouco assustado e curvado para frente.

 

Já Fernando Collor exibe uma pose quase imperial. Antes da fotografia digital, ele exigiu que, através de uma correção a laser, fossem retirados dois reflexos que apareciam na sua testa e uma pequena papada.

 

No site da Presidência é possível encontrar o retrato oficial de todos os presidente da República desde Deodoro da Fonseca.

 

Na página, apenas a foto de Dilma está colorida. A Presidência informa que, depois do cargo, o retrato só pode ser exibido oficialmente em preto e branco.

 

A imagem é obrigatoriamente exposta nas repartições públicas e escolas federais.


Fonte: Folha

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais