Cidadeverde.com

Servidores do DER fazem greve geral e param obras da Transcerrados

Imprimir

Atualizada às 09h55


Os servidores do Departamento de Estradas e Rodagens do Piauí fazem uma manifestação nesta manhã em protesto contra a diminuição de salários. A categoria está em greve por tempo indeterminado. Eles fizeram caminhada da sede do órgão até o Palácio de Karnak. É a primeira greve enfrentada pelo governador Wilson Martins no segundo mandato.


Thiago Amaral/Cidadeverde.com



Os manifestantes vestiram preto, alguns usando toga para chamar a atenção do Poder Judiciário. Na frente do grupo vai foi colocado um trator carregando uma faixa "Servidor do DER está pedindo esmola". O lado direito da Frei Serafim





A categoria julga que a diminuição dos salários foi um "ato ilegal e abusivo" da Procuradoria Geral do Estado.


A caminhada terminou no Palácio de Karnak, onde o governador Wilson Martins faz reunião com secretários. A porta principal do prédio foi fechada.



O presidente do Sindicato dos Servidores do DRE, Carlos Nascimento, diz que a greve é por tempo indeteminado a partir de hoje e ficam comprometidas a execussão de projetos, fiscalização e conservação de obras. São mais de 30 obras paradas, sendo a mais importante a Transcerrados.





Foi registrada, segundo o sindicato, uma redução de 50% a 82% nos salários de mais de mil servidores. Um engenheiro, por exemplo, que ganha R$ 4.990, vai ganhar R$ 890.





Os manifestantes rezaram, na frente do Palácio de Karnak, um Pai Nosso pela saúde do governador. Logo após, fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas das enchentes no Rio de Janeiro.


Uma comissão de grevistas será recebida no Palácio de Karnak. A classe quer pedir que seja anulado o ato administrativo que diminuiu os salários. Além disso, a categoria solicitará que sejam repostos os salários de dezembro e o 13º. 





O sindicato entrou com mandado de segurança no Tribunal de Justiça para que seja derrubado esse ato.


Flash de Yala Sena
Redação de Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais