Cidadeverde.com

PMT avalia qualidade de sushi e de caldo de cana em Teresina

Imprimir

A rede de distribuição e venda de caldo de cana, bem como os pontos de comercialização e estabelecimentos especializados no fornecimento de sushi estão sendo focos, no início de 2011, de uma operação especial de fiscalização da Prefeitura de Teresina.



De acordo com a Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o principal objetivo da ação é assegurar a qualidade desses alimentos oferecidos à população.

O gerente da Gevisa, Feliciano Paiva, revela que em Teresina cresce o número de pontos de venda de caldo de cana, chegando a mais de 150, a grande maioria instalada no centro da cidade. E há, segundo ele, uma expansão de oferta de sushi, que já conta com vários estabelecimentos especializados, além de supermercados, restaurantes e até panificadoras.

“Os fiscais estão visitando esses locais e colhendo materiais para análises no Laboratório Central (Lacen). Após esse procedimento, vamos verificar se a qualidade desses produtos está de acordo com o padrão determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para todo o Brasil”, explica o gerente. A análise final de laboratório é que vai determinar se esses produtos, da forma como são ofertados à população, estão em condições de consumo.

Relatório 
Feliciano Paiva acrescenta que a FMS reforça o trabalho rotineiro de fiscalização em toda a rede de comercialização de alimentos de Teresina da qual fazem parte supermercados, mercadinhos, restaurantes, churrascarias, pontos de venda de frangos assados, panificadoras, entre outros. Somente no ano passado, a Gevisa realizou 15.315 fiscalizações de rotina, atendeu a 292 denúncias, efetivou 276 blitze e 628 notificações, aplicou 42 multas, fez 100 apreensões de produtos e seis interdições de estabelecimentos.

“No ano passado, os fiscais fizeram mais de quatro mil inspeções sanitárias em eventos realizados em Teresina em que havia oferta de alimentos aos participantes”, relata o gerente. “E a Fundação Municipal de Saúde não fiscaliza somente a qualidade dos alimentos fornecidos à população. São também fiscalizadas as condições de higiene do local e das pessoas que trabalham com a manipulação dos alimentos, os equipamentos de segurança, entre outros itens. Sem esquecer a atualização da licença sanitária para funcionamento do ambiente”, frisa Paiva.

“Os técnicos da Gevisa também levam informações aos segmentos sociais. Mais de 30 palestras foram realizadas em 2010, tendo como público-alvo estudantes universitários e entidades representativas da sociedade, abordando temas que giram em torno da vigilância sanitária”, conclui Paiva.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais